Apresentada no mercado norte-americano no final de 2022, a nova geração do esportivo Mustang acaba de desembarcar na Europa. As evoluções de design e tecnologia são exatamente as mesmas, mas as rígidas regras anti-poluição do continente obrigaram a Ford a promover modificações no acerto do emblemático motor V8 que equipa o modelo. Na prática, o Mustang ficou até 54 cv menos potente na comparação com a versão vendida nos Estados Unidos.
O motor 5.0 V8 entrega para os europeus 446 cv de potência e 55 kgfm de torque, contra 487 cv e 57,3 kgfm de força da especificação norte-americana. São consideráveis 41 cv de diferença. Na versão Dark Horse a diferença é ainda maior: 453 cv do europeu contra 507 cv do americano, ou seja, 54 cv de diferença. O torque é de 55 kgfm contra 57,7 kgfm.
A redução de potência é resultado dos ajustes realizados para enquadramento do motor V8 nas regras de emissões europeias. Para compensar a perda, a Ford diz que o Mustang para Europa “se beneficia do ajuste exclusivo do chassi, incluindo barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores dianteiros reforçados e novos suportes traseiros. O modelo também ostenta rodas de 19 polegadas calçadas por pneus Pirelli P Zero PZ4.
O motor pode ser associado ao câmbio manual de 6 marchas ou à transmissão automática de 10 velocidades. Nas versões com pacote especial de desempenho há freios Brembo e diferencial de deslizamento limitado. Os clientes também podem adicionar, opcionalmente, suspensão MagneRide que se ajusta mil vezes por segundo para oferecer “o melhor controle e conforto possíveis”.
Ford Mustang Dark Horse 2024
Há ainda uma série de sistemas de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo inteligente com stop and go, assistente de manutenção de faixa e assistente de evasão. Completam o pacote assistente de frenagem de emergência em marcha à ré e reconhecimento de sinais de trânsito com assistência de limite de velocidade. Na Alemanha, onde já pode ser encomendado, o Mustang custa a partir de 59.900 euros (R$ 320.100 ao câmbio atual).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum