Volkswagen cria Virtus Cabrio para visita de Lula à fábrica de São Bernardo
Showcar foi pintado na cor Azul Biscay e equipado com motor 1.4 250 TSI, com adaptações na carroceria e eletrônica
A visita do presidente Lula à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), na semanada passada, foi marcada pela apresentação de curioso protótipo desenvolvido exclusivamente para o evento: o Virtus Cabrio. O modelo teve como missão transportar o mandatário pelas instalações da planta e foi projetado por equipe de 30 profissionais no tempo recorde de apenas 6 semanas.
O showcar foi baseado nas versão Exclusive, com exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto. Sob o capô, foi mantido o conhecido motor 1.4 250 TSI associado ao câmbio automático de 6 marchas.
Volkswagen Virtus Cabrio
Entre as principais diferenças para o Virtus convencional, destaque para a remoção do conjunto do teto e ausência total das colunas B e C. Com isso, outros pontos da carroceria precisaram ser reforçados para garantir rigidez. Além disso, o assoalho foi alongado para proporcionar espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, resultado em modificações no tamanho do tanque de combustível. O banco traseiro também sofreu modificações e conta com design exclusivo.
Virtus Cabrio com Lula e Alckmin foi guiado por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil (foto: Ricardo Stuckert)
Por fora, a Volkswagen diz que foram desenvolvidas novas peças de acabamento, incluindo partes de fechamento das colunas, portas, bancos e tanque de combustível. Além disso, foi acrescentada no projeto uma barra transversal na região da coluna B para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.
Além do Virtus Cabrio, a Volkswagen desenvolveu ao longo da história outros quatro conceitos especiais para ocasiões de visitas presidenciais em fábricas. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005. Estes dois últimos, inclusive, também foram usados pelo presidente Lula.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:30 Rimac diz que clientes ricos não querem mais superesportivos elétricos
- 11:00 Bentley prepara-se para acabar com motor V8 sem eletrificação
- 09:30 História automotiva: os brasileiros que ensinaram aos chineses como fabricar automóveis
- 08:02 Ford desiste de vender somente carros elétricos na Europa em 2030
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |