Ainda no ano passado, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, veio ao Motor1.com Podcast compartilhar as perspectivas da montadora alemã para o mercado brasileiro. Entre o que foi revelado na conversa, o executivo afirmou que a empresa está estudando o retorno do Golf para nosso país.
No entanto, seria algo mais de nicho, aproveitando a onda de sucesso que Honda e Toyota viram com modelos esportivos, sendo eles respectivamente Civic Type R e GR Corolla. No caso da Volkswagen, a marca estava estudando essa volta com a versão GTI ou a R, de maior performance e com tração integral.
Agora, no início do ano, a Volkswagen revelou a primeira reestilização para o Golf de oitava geração, que nunca foi comercializado no Brasil. O hatch ganhou mais tecnologias e a clássica versão GTI teve os primeiros detalhes revelados, que vamos mostrar agora para vocês.
Com 37 milhões de unidades produzidas em 50 anos, desde 1974 o Golf está entre os Volkswagens mais vendidos da história e é um dos três veículos mais vendidos desde a invenção do carro. O VW Golf 2024 é uma reestilização que evolui o chamado Golf 8, a oitava geração do modelo. Entre os principais novos recursos introduzidos estão: um sistema multimídia evoluído em software e interface; um novo motor híbrido plug-in, com cerca de 100 km de autonomia em viagens 100% elétricas; e novos faróis dianteiros e luzes traseiras de LED recém-desenvolvidas.
O novo Volkswagen Golf 2024 mudou a configuração dos faróis dianteiros de LEDs e a do para-choque dianteiro, o que também alterou as luzes traseiras de LED. No GTI, há parachoque e grade exclusivos e o sistema IQ.Light de faróis inteligentes. Ele também pode vir com uma barra transversal adicional na grade e - pela primeira vez na frente de um Volkswagen europeu - um logotipo VW iluminado.
Outra novidade para a carroceria é o redesenho interno das lanternas traseiras e a opção de pintura bicolor, com o teto preto. No caso do GTI, o modelo traz rodas de 19". Como o hatch passou por alterações visuais pequenas, suas medidas externas pouco mudaram. O carro tem 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, sendo que o porta-malas mantém os 380 litros de capacidade.
O interior do Volkswagen Golf 2024 foi atualizado principalmente por meio da introdução de uma nova central multimídia, no qual tanto o hardware quanto o software foram alterados. Esse sistema da Volkswagen de quarta geração é chamado de MIB4 e é equipado com uma tela sensível ao toque que vem em dois formatos de proporção 16:9, sendo 10,4 polegadas nas versões mais básicas e de 12,9 polegadas nas mais caras.
Os gráficos e os controles por toque foram modificados e agora são retro-iluminados e mais fáceis de operar. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT e desenvolvido em cooperação com a Cerence, uma empresa especializada em assistentes de voz.
De série, o painel de instrumentos tem 10,2 polegadas e quatro opções de display. No caso do GTI, há uma opção exclusiva de visualização do painel. Os botões no volante multifuncional não são mais sensíveis ao toque, e sim físicos. O Head Up Display também é um item opcional, exibindo informações no para-brisa.
Mas o "coração" do GTI mudou bem pouco. Permanece o 2.0 turbo de quatro de cilindros da família EA-888. Nessa versão, o propulsor é capaz de entregar 265 cv de potência, mantendo a tração apenas dianteira. Para os entusiastas, uma má notícia: o GTI 2024 não será mais oferecido com transmissão manual. Agora, só o câmbio DSG de 7 velocidades acompanha o Golf GTI. A versão R, de maior performance, ainda não teve os detalhes revelados, mas ela se diferenciava por ter uma potência na faixa dos 300 cv e também por contar com tração integral.
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