page ad skin

VW Golf GTI 2024: veja os detalhes do esportivo esperado para o Brasil

Clássica versão esportiva do hatch médio já foi revelada na Europa e está em estudos para nosso mercado

Volkswagen Golf GTI 2024

Ainda no ano passado, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, veio ao Motor1.com Podcast compartilhar as perspectivas da montadora alemã para o mercado brasileiro. Entre o que foi revelado na conversa, o executivo afirmou que a empresa está estudando o retorno do Golf para nosso país.

No entanto, seria algo mais de nicho, aproveitando a onda de sucesso que Honda e Toyota viram com modelos esportivos, sendo eles respectivamente Civic Type R e GR Corolla. No caso da Volkswagen, a marca estava estudando essa volta com a versão GTI ou a R, de maior performance e com tração integral.

Galeria: Volkswagen Golf GTI 2024

Agora, no início do ano, a Volkswagen revelou a primeira reestilização para o Golf de oitava geração, que nunca foi comercializado no Brasil. O hatch ganhou mais tecnologias e a clássica versão GTI teve os primeiros detalhes revelados, que vamos mostrar agora para vocês.

O novo Golf GTI 2024

Com 37 milhões de unidades produzidas em 50 anos, desde 1974 o Golf está entre os Volkswagens mais vendidos da história e é um dos três veículos mais vendidos desde a invenção do carro. O VW Golf 2024 é uma reestilização que evolui o chamado Golf 8, a oitava geração do modelo. Entre os principais novos recursos introduzidos estão: um sistema multimídia evoluído em software e interface; um novo motor híbrido plug-in, com cerca de 100 km de autonomia em viagens 100% elétricas; e novos faróis dianteiros e luzes traseiras de LED recém-desenvolvidas.

O novo Volkswagen Golf 2024 mudou a configuração dos faróis dianteiros de LEDs e a do para-choque dianteiro, o que também alterou as luzes traseiras de LED. No GTI, há parachoque e grade exclusivos e o sistema IQ.Light de faróis inteligentes. Ele também pode vir com uma barra transversal adicional na grade e - pela primeira vez na frente de um Volkswagen europeu - um logotipo VW iluminado.

Outra novidade para a carroceria é o redesenho interno das lanternas traseiras e a opção de pintura bicolor, com o teto preto. No caso do GTI, o modelo traz rodas de 19". Como o hatch passou por alterações visuais pequenas, suas medidas externas pouco mudaram. O carro tem 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, sendo que o porta-malas mantém os 380 litros de capacidade.

Volkswagen Golf GTI 2024

O interior do Volkswagen Golf 2024 foi atualizado principalmente por meio da introdução de uma nova central multimídia, no qual tanto o hardware quanto o software foram alterados. Esse sistema da Volkswagen de quarta geração é chamado de MIB4 e é equipado com uma tela sensível ao toque que vem em dois formatos de proporção 16:9, sendo 10,4 polegadas nas versões mais básicas e de 12,9 polegadas nas mais caras.

Os gráficos e os controles por toque foram modificados e agora são retro-iluminados e mais fáceis de operar. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT e desenvolvido em cooperação com a Cerence, uma empresa especializada em assistentes de voz.

Volkswagen Golf GTI 2024

De série, o painel de instrumentos tem 10,2 polegadas e quatro opções de display. No caso do GTI, há uma opção exclusiva de visualização do painel. Os botões no volante multifuncional não são mais sensíveis ao toque, e sim físicos. O Head Up Display também é um item opcional, exibindo informações no para-brisa.

Mas o "coração" do GTI mudou bem pouco. Permanece o 2.0 turbo de quatro de cilindros da família EA-888. Nessa versão, o propulsor é capaz de entregar 265 cv de potência, mantendo a tração apenas dianteira. Para os entusiastas, uma má notícia: o GTI 2024 não será mais oferecido com transmissão manual. Agora, só o câmbio DSG de 7 velocidades acompanha o Golf GTI. A versão R, de maior performance, ainda não teve os detalhes revelados, mas ela se diferenciava por ter uma potência na faixa dos 300 cv e também por contar com tração integral.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários