Em entrevista concedida recentemente, Martín Galdeano, presidente da Ford na Argentina, confirmou que a fábrica de Pacheco começará a produzir localmente os motores da nova geração da Ranger a partir do meio do ano. A planta foi amplamente reestruturada no ano passado para abrigar a produção da picape renovada e se prepara agora para iniciar a montagem dos propulsores.

"Uma dessas novidades para 2024 será o início da produção da fábrica de motores da Ranger em Pacheco, previsto para meados do ano. Será uma família completa de motores, embora mantendo na nossa gama uma parcela de motores importados. O conceito é sempre o mesmo: trazer o que há de mais moderno em tecnologia, assim como fizemos com a picape Ranger, mas agora em motores", explicou Galdeano.

FORD RANGER 3.0 V6 XLS 4X4 2024

Os motores em questão são os já conhecidos da picape e que hoje chegam à fábrica de Pacheco como importados. O propulsor 3.0 V6 turbodiesel, identificado pelo codinome Lion, entrega 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. Dados do Inmetro indicam consumo de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com este motor, a Ranger acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Atualmente, é importado da Inglaterra.

O motor de acesso é o 2.0 turbodiesel Panther, neste caso hoje importado da Índia. Desenvolve 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 41,30 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm. Dependendo da versão, transmissão e do sistema de tração, o consumo deste motor fica em 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 marchas.

Produção dos motores da Ford Ranger na Argentina

O investimento para produção argentina dos motores foi anunciado ainda em 2023 e compreende cerca de US$ 80 milhões. A linha de montagem será dentro da própria fábrica em Pacheco, fazendo parte do chamado Projeto P703.

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