Ao contrário das principais rivais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, a Volkswagen Amarok jamais constituiu família através de uma variante SUV. A carroceria sempre foi bastante especulada, mas nunca virou realidade dentro do portfólio. Com a nova geração, lançada em 2022, rumores voltaram a ser alimentados e esboço divulgado recentemente por executivo da própria marca atiçou ainda mais o desejo dos fãs.

A imagem foi divulgada por Albert Kirzinger, que atualmente ocupa o cargo de chefe de design do setor de modelos comerciais da Volkswagen. É justamente o departamento responsável pela Amarok. A foto foi usada para ilustrar postagem no Linkedin, onde o executivo diz se tratar de um exercício de design da época do desenvolvimento da nova geração da picape.

Volkswagen Amarok 2023

"Explorando ideias de design para a picape Amarok! Nossa fase de pesquisa naquela época nos levou a uma jornada off-road, e aqui está uma prévia de uma renderização com uma caçamba totalmente fechada. Pronto para aventuras difíceis!", disse Kirzinger.

Apesar de sugerir que foi apenas um estudo sem pretensões reais, rumores sobre o lançamento de um SUV da Amarok ganharam força no ano passado. Na época, o gerente de produtos globais da Volkswagen Commercial Vehicles, Waldemar Bauf, disse que o assunto estava sendo tratado internamente e que decisões seriam tomadas.

Os rumores da época davam conta de que o modelo nasceria como elétrico e já enquadrado na nova estratégia de eletrificação da marca. O projeto pegaria carona nos trabalhos desenvolvidos em torno da inédita Ranger elétrica, que está em pleno desenvolvimento. Não custa lembrar, a Amarok de nova geração é diretamente derivada da picape da Ford e nada mais natural que a inédita versão SUV adote a mesma plataforma.

Resta saber agora se a aguardada luz verde foi dada pela Volkswagen ou se o modelo ficará apenas nas pranchetas de desenho.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com