Novo Opel Astra Sports Tourer: beleza e esportividade contra SUVs
Nova geração adota plataforma da Peugeot e ganha versão híbrida com 225 cv
Poucos meses depois da apresentar a nova geração do Opel Astra hatchback, a Stellantis oficializa na Europa a estreia da station Astra Sports Tourer. Variante familiar da linha, a perua incorpora os principais avanços do irmão mais curto e também adota como base a plataforma modular EMP2 do Peugeot 308 - neste caso com os ajustes da versão empregada na elogiada 308 SW.
Segundo a marca, a wagon é capaz de acomodar 608 litros de bagagem no porta-malas com os bancos traseiros em posição regular e até 1.634 litros com os assentos rebatidos. A variante híbrida plug-in perde algum espaço em razão das baterias e comporta 548 ou 1.574 litros, respectivamente. Basicamente, são as mesmas medidas registradas pela irmã francesa.
Galeria: Novo Opel Astra Sports Tourer
Apesar do parentesco, cada modelo tem design característico. Enquanto a perua francesa aposta em linhas mais chamativas e ousadas, a irmã alemã é bem mais sóbria e contida (o que não representa demérito algum, apenas questão de identidade da marca). Destaque para o capô de linhas retas alinhado com o formato dos faróis, lanternas bem afiladas na traseira e coluna C larga contrastante com o teto preto.
Na cabine, destaque para o quadro de instrumentos digital de 10 polegadas acompanhado pela central multimídia de iguais medidas posicionada logo ao lado. O painel tem linhas retilíneas e limpas, além de ampla variedade de materiais na composição do acabamento.
Entre as novidades tecnológicas, destaque para o sistema de LEDs Matrix emprestado do sedã Insignia (com nada menos que 84 diodos emissores de luz em cada farol), piloto automático adaptativo, head-up display e câmera de 360º.
Sob o capô, a Opel confirma a oferta de motores 1.2 turbo gasolina com 110 cv ou 130 cv, e 1.5 turbodiesel com também 130 cv. Pela primeira vez, um conjunto híbrido do tipo plug-in também estará disponível. O cliente poderá optar por versões com 180 cv ou 225 cv de potência combinada. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.
A produção será concentrada em Rüsselsheim, na Alemanha. As vendas nos principais mercados da Europa estão programadas para o início de 2022. Esta, vale lembrar, é a última geração do Astra oferecida com motores a combustão. A partir de 2028, a Opel venderá apenas elétricos na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
História: Os 40 anos do Kadett que chegou ao Brasil
Picapes lideram em 21 estados: confira mais vendidos em novembro
Alemanha em junho: Astra é o único 'não-VW' no Top 10
Semana Motor1.com: novo Equinox, GAC no Brasil, Song Pro flex e mais
Jogos Olímpicos: estes são os carros que já foram protagonistas
Calmon: Novembro foi melhor mês do ano em vendas diárias
Opel Grandland 2025 estreia elétrico e a gasolina com plataforma de Peugeot