A Honda revelou a nova XRE 300 Sahara 2024 ainda em novembro do ano passado. Em breve, o Motor1.com Brasil irá andar na moto e ver como que é a sucessora da XRE 300. Enquanto isso não acontece, a marca começou a campanha publicitária para a novidade com um vídeo de cerca de um minuto remetendo ao passado.
A campanha mostra pai e filho falando sobre lembranças do passado, com o pai relembrando sua NX 350 Sahara original, enquanto o filho pensa em lembranças similares com a nova Sahara 300. O vídeo leva à conclusão de que ambos passaram por experiências similares, mas com motos diferentes. Tudo isso ao som da música Paradise City da banda Guns n'Roses.
A nova linha Sahara estará disponível em três opções de acabamento e as entregas tiveram início nas últimas semanas de dezembro. As variantes são as seguintes: Standard, por R$ 27.090; Rally, por R$ 27.690; e Adventure, por R$ 28.650. Em comparação, os preços da antiga XRE giravam em torno de R$ 25 mil. É importante observar que todos os valores não incluem o frete.
As distinções entre as três são principalmente visíveis nas cores. A ABS apresenta tonalidade cinza, enquanto a Rally combina vermelho e preto. A Adventure, por sua vez, exibe um cinza com nuances de cobre, além de incorporar um para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem, que são vendidos separadamente como acessórios nas demais variantes.
A renovação da linha Sahara da marca foi abrangente, com poucos elementos da moto antiga sendo aproveitados, como a lanterna traseira. A nova Sahara apresenta um visual mais esguio quando vista de frente, seguindo uma linguagem visual semelhante à da Africa Twin.
Em termos estruturais, a Sahara recebeu um novo chassi, semelhante ao utilizado na linha CRF de motos off-road da Honda, consistindo em um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto permanece do mesmo tipo, com garfo telescópico na dianteira e balança de alumínio agora pintados de preto. Embora o curso da dianteira (245 mm) e da traseira (225 mm) tenha sido mantido, a dianteira passou por uma recalibração. O amortecedor traseiro agora possui ajuste de pré-carga em 7 posições.
As rodas mantêm o mesmo diâmetro, sendo 21" na dianteira e 18" na traseira, com os pneus da marca Metzeler no modelo Karoo. A Sahara continua com freios a disco em ambas as rodas, sempre equipados com ABS, sendo 256 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.
O motor da nova Sahara é o mesmo utilizado na CB 300F Twister, com algumas diferenças fundamentais. A fundição do cabeçote é distinta na Sahara, devido à fixação do propulsor no chassi ancorada na parte superior do cilindro.
Em relação à Twister, a Sahara possui ligeiramente mais potência, resultado da caixa de ar maior na admissão e do escapamento com catalisador de duas vias. Com etanol, a potência atinge 25,2 cv a 7.500 rpm, e o torque é de 2,74 kgfm a 5.750 rpm. Com gasolina, os valores são 24,8 cv e 2,70 kgfm, respectivamente. O cabeçote de comando duplo (DOHC) foi substituído por comando simples (SOHC).
Com o novo motor, a Sahara adota uma transmissão de 6 velocidades, juntamente com uma embreagem com assistência deslizante, evitando o travamento da roda traseira em reduções mais intensas de marcha.
As dimensões permanecem praticamente inalteradas, com 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, e o vão livre em relação ao solo foi ampliado para 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. O peso a seco declarado é de 147 kg e 149 kg, respectivamente, para as versões mencionadas. O aumento no vão livre foi possível devido ao uso de um motor mais compacto.
Quanto aos equipamentos, todas as versões incluem ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e um novo painel digital proveniente da Twister. O painel adiciona um conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são praticamente idênticas, diferenciando-se apenas nas cores. A primeira é cinza, enquanto a segunda combina vermelho e preto. A Adventure, por sua vez, já vem de fábrica com para-brisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, itens que são opcionais nas outras versões.
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