Das 1.405.398 motocicletas novas emplacadas no Brasil entre janeiro e setembro, a Honda CG 160 representou 330.261 vendas. Ou seja, cerca de 23,5% de tudo que é emplacado de motos no Brasil são CGs, praticamente uma em cada cinco motos vendidas. Não é só o veículo de duas rodas mais vendido do Brasil. É o veículo mais vendido do país, superando a toda poderosa Fiat Strada.
Então, quando a Honda muda de verdade a CG, o impacto no mercado é grande. Desde 2016 na mesma geração, a moto finalmente ganhou importantes alterações que vão além das cores. Agora para a linha 2025, que deve começar a chegar às lojas da empresa a partir da metade de novembro, a moto manteve o chassi e motor. Todo o resto mudou.
O visual é a primeira coisa que salta aos olhos, com a nova Honda CG 160 2025 mostrando um novo tanque com carenagens mais encorpadas. Ela usa um tanque metálico interno, enquanto a parte plástica externa serve apenas para o visual e para o proteger a peça interna contra amassados e perfurações.
Na traseira, todas as CG (Start, Cargo, Fan e Titan) estão usando a mesma rabeta, incorporando lanterna de LED. Todas as configurações ainda ganharam novas alças de garupa, agora de resina e não metálicas. Assim como na Bros 160, a pedaleira do garupa passa a ser de alumínio.
Honda CG 160 Titan 2025
O painel digital é de série em todas as versões da CG 160 2025, trazendo sempre as mesmas funções: velocímetro, hodômetro (total e parcial), conta-giros, indicador de marcha e marcador de combustível. A Start e a Cargo têm um painel de fundo claro com dígitos pretos, enquanto Fan e Titan têm fundo escuro com dígitos brancos (blackout) para alto contraste.
Nova para todas as versões, a balança traseira deixa de ser tubular para ter construção retangular, incorporando ainda um novo sistema de ajuste para a tensão da corrente, mas fácil de usar. Por conta disso, houve uma pequena alteração no ângulo dos dois amortecedores traseiros. Suas molas também mudaram, contando com elos de maior diâmetro e espaçamento progressivo. Na dianteira, também houve uma mudança nas bengalas. Até a linha 2024, uma delas tinha a mola e a outra tinha o fluído hidráulico, separando as funções. Agora, para 2025, ambas possuem as duas funções como anteriormente.
A mudança não atinge a versão Cargo, que nunca teve as bengalas de funções separadas. Falando nessa versão de trabalho da CG 160 2025, ela conta com um suporte de bagageiro com capacidade para levar 20 kg de carga estática. Apesar de ter o banco convencional de dois assentos como as demais versões, está homologada para levar apenas o condutos e não conta com pedaleiras para garupa. A CG Cargo tem suspensão mais reforçada e é a única a trazer de série cavalete central, item vendido a parte como acessório nas demais.
Honda CG 160 Titan 2025
Outra alteração importante para a segurança é que todas as versões passam a contar de fábrica com rodas de liga leve, o que permite o uso de pneus sem câmara. Da mesma forma, qualquer CG 2025 que sai da fábrica tem freio a disco dianteiro. As versões Start e Cargo permanecem com farol halógeno de 35W de potência, mas Fan e Titan já contam com farol de LED. Os piscas em todas continuam com lâmpadas incandescentes. A versão Titan ainda passa a contar com tomada USB-C na carenagem do farol, item que oferecido como acessório na Fan
Continuando nesse tema de segurança, todas as Honda CG 160 2025, independente da versão, saem de fábrica com freio a disco dianteiro. Ele tem pinça de um pistão para Cargo, Start e Fan e dois pistões para a Titan.
Honda CG 160 Titan 2025
A versão mais cara e completa da CG, a Titan, passa a oferecer pela primeira vez em sua história ABS, que atua apenas na roda dianteira. Enquanto todas as demais configurações usam tambor roda traseira, a Titan é a única a oferecer freio a disco na traseira.
A mecânica segue a mesma, com o motor monocilíndrico de 162,7 cm³ refrigerado a ar mantido. É apenas a gasolina na Start e flex na demais versões. Por conta da nova fase do programa de emissões de poluentes que entra em vigor em janeiro, a moto passou a contar com dois catalisadores. Com a alteração, houve uma ligeira queda de potência e um ganho ainda menor de torque. O câmbio continua mecânico de 5 marchas.
Especificações Técnicas | CG 160 Start | CG 160 Fan | CG 160 Titan | CG 160 Cargo |
Tipo | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada | 162,7 cc | 162,7 cc | 162,7 cc | 162,7 cc |
Diâmetro x curso | 57,3 x 63,0 mm | 57,3 x 63,0 mm | 57,3 x 63,0 mm | 57,3 x 63,0 mm |
Potência máxima | Gas: 14,4 cv a 8.000 rpm | Etanol: 14,7 cv a 8.000 rpm Gas: 14,4 cv a 8.000 rpm | Etanol: 14,7 cv a 8.000 rpm Gas: 14,4 cv a 8.000 rpm | Etanol: 14,7 cv a 8.000 rpm Gas: 14,4 cv a 8.000 rpm |
Torque máximo | Gas: 1,41 kgf.m a 6.750 rpm | Etanol: 1,43 kgf.m a 6.750 rpm Gas: 1,41 kgf.m a 6.750 rpm | Etanol: 1,43 kgf.m a 6.750 rpm Gas: 1,41 kgf.m a 6.750 rpm | Etanol: 1,43 kgf.m a 6.750 rpm Gas: 1,41 kgf.m a 6.750 rpm |
Sistema de alimentação | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI | Injeção Eletrônica PGM FI |
Relação de compressão | 9.5:1 | 9.5:1 | 9.5:1 | 9.5:1 |
Sistema de lubrificação | Forçada/ Bomba Trocoidal | Forçada/ Bomba Trocoidal | Forçada/ Bomba Trocoidal | Forçada/ Bomba Trocoidal |
Transmissão | 5 velocidades | 5 velocidades | 5 velocidades | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Combustível | Gasolina | Gasolina e Etanol | Gasolina e Etanol | Gasolina e Etanol |
Ignição | Eletrônica | Eletrônica | Eletrônica | Eletrônica |
Bateria | 12V - 4 Ah | 12V - 4 Ah | 12V - 4 Ah | 12V - 4 Ah |
Farol | 35/35W | LED | LED | 35/25W |
Chassi | Diamond Frame. | Diamond Frame. | Diamond Frame. | Diamond Frame. |
Suspensão dianteira/curso | Garfo telescópico - 135 mm | Garfo telescópico - 135 mm | Garfo telescópico - 135 mm | Garfo telescópico - 135 mm |
Suspensão traseira/curso | Dois Amortec. - 106 mm | Dois Amortec. - 106 mm | Dois Amortec. - 106 mm | Dois Amortec. - 106 mm |
Freio dianteiro/diâmetro | A disco / 240 mm | Disco / 240 mm | Disco / 240 mm | Disco / 240 mm |
Freio traseiro/diâmetro | Tambor / 130 mm | Tambor / 130 mm | Disco / 220 mm | Tambor / 130 mm |
Pneu dianteiro | 80/100 18M/C 47S | 80/100 18M/C 47S | 80/100 18M/C 47S | 80/100 18M/C 47S |
Pneu traseiro | 100/80-18M/C 59S | 100/80-18M/C 59S | 100/80-18M/C 59S | 100/80-18M/C 59S |
Comp. x larg. x alt. | 2030 x 747 x 1094 mm | 2030 x 747 x 1094 mm | 2030 x 747 x 1094 mm | 2030 x 747 x 1094 mm |
Distância entre eixos | 1311 mm | 1311 mm | 1311 mm | 1311 mm |
Distância mínima do solo | 190 mm | 190 mm | 190 mm | 190 mm |
Altura do assento | 796 mm | 796 mm | 796 mm | 796 mm |
Capacidade do tanque | 14,0 L (2,5 res) | 14,0 L (2,5 res) | 14,0 L (2,5 res) | 14,0 L (2,5 res) |
Peso seco | 117 kg | 119 kg | 120 kg | 122 kg |
Novo preço: R$ 16.194 (sem frete)
Preço anterior: R$ 14.650 (sem frete)
Aumento: R$ 1.544
Cores: vermelha perolizada (Pearl Marrakesh Red), prata metálica (Iron Nail Silver Metallic), preta
Novo preço: R$ 17.175 (sem frete)
Preço anterior: R$ 15.970 (sem frete)
Aumento: R$ 1.205
Cores: branca (Supernova White)
Novo preço: R$ 17.723 (sem frete)
Preço anterior: R$ 16.070 (sem frete)
Aumento: R$ 1.653
Cores: preta (Infinite Black Metallic), azul perolizada (Pearl Spencer Blue), vermelha perolizada (Pearl Marrakesh Red)
Novo preço: R$ 19.230 (sem frete)
Preço anterior: R$ 17.440 (sem frete)
Aumento: R$ 1.790
Cores: vermelha perolizada (Pearl Royalty Red), preta metálica (Infinite Black Metallic) e laranja (Beduin Orange). Todas possuem a metade frontal do para-lama dianteiro pintada. As cores vermelha e preta trazem acabamentos de rabeta pintadas de cinza. Na laranja, os acabamentos são pretos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Legislativo federal começa a regular futuro do carro autônomo no Brasil
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos