A Honda Navi bagunçou o mercado de motos nos EUA quando foi apresentada em 2022 por lá. A pequena scooter chegou custando US$ 1.807 sem frente, o que é equivalente a R$ 8,8 mil atualmente e o valor está mantido até hoje. A novidade agora é que a montadora começou a fabricação do modelo na Argentina, focando nos segmentos de entrada.

A produção da Honda Navi na Argentina será feita na linha de montagem de Campana que, atualmente, tem capacidade para produzir 112 mil motocicletas atualmente. A previsão da marca é que a scooter some cerca 3.000 unidades vendidas por lá até o final de 2024. No entanto, isso não quer dizer que ela tem chances para o Brasil.

Galeria: Primeiras impressões: Honda Navi 2022

O primeiro motivo é que a Honda Navi ainda usa carburador, então dificilmente está apta a atender às normas de emissões de poluentes restritivas que são empregadas no mercado brasileiro. Outro motivo é que a Honda no Brasil não tem nenhuma moto importada da Argentina sendo oferecida por aqui.

O que é uma pena, pois, apesar de usar um conjunto mecânico ultrapassado, a Honda Navi já é uma scooter automática e custa menos que a moto mais barata da marca no Brasil, a Pop 110i, que tem transmissão mecânica e partida a pedal. Ainda assim, custa R$ 9.570 sem contar o frete.

Honda Navi 2022 - painel
Honda Navi 2022 - conjunto motor e roda

Os detalhes da Honda Navi

A Honda Navi 2022 é movida por um motor monocilíndrico com a tecnologia Honda Enhanced Smart Power (eSP, vista também na PCX nacional) de 109,2 cm³ de capacidade e resfriado a ar. Com o eSP, o atrito interno do motor é reduzido, o que também ajuda a aumentar a economia de combustível. Uma vez que a Navi foi originalmente projetada como uma moto urbana, você provavelmente não ficará muito surpreso ao saber que ela consegue fazer 46,9 km/l.

O layout é muito mais parecido com o que você encontraria em uma scooter, com o propulsor recuado e próximo da roda traseira. Reforçando esse tema, a Navi tem um câmbio automático CVT. Ao contrário da maioria das scooters, porém, seu design não tem um escudo frontal para proteger o piloto dos elementos. Econômica, com o assento a 784 mm do solo e peso total de apenas 107 kg, é incrivelmente acessível para motoristas novos de carta.

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