A Hyundai oficializou o lançamento do renovado Creta 2025 na Índia na última terça-feira (25) e imediatamente gerou expectativa no Brasil quanto à chegada do facelift por aqui. A reestilização deu ao modelo ganhos importantes importantes em refinamento, segurança e tecnologias, além de alinhar o design aos lançamentos mais recentes da marca. Abaixo, comparamos o atualizado modelo indiano com o atual brasileiro para mostrar o que mudará por aqui.

A dianteira foi alvo importante de mudanças. Na prática, todo o conjunto frontal foi desenhado e agora está alinhado aos elementos do SUV de grande porte Palisade. Os faróis agora têm formato mais quadrado e contam com luzes diurnas em LEDs interligadas pela grade em seções retangulares. Na traseira, as lanternas atuais com elementos separadas foram substituídas por peças horizontais também interligadas e para-choque com aspecto geral mais robusto.

Novo Hyundai Creta 2025
Hyundai CRETA Platinum Safety

Nas laterais, destaque para os novos desenhos das rodas de 16 ou 17 polegadas, que variam dependendo da versão. Além disso, toda a paleta de cores da carroceria foi atualizada. O comprimento do Creta 2025 foi ampliado em 30 mm, totalizando agora 4.330 mm, enquanto as demais dimensões não mudaram: largura de 1.790 mm, altura de 1.635 mm e distância entre-eixos de 2.610 milímetros.

Na cabine, o painel foi profundamente reformulado e ficou com aspecto geral bem mais tecnológico. Destaque o moderno esquema de telas duplas ladeadas para central de entretenimento e quadro de instrumentos, com 10,25 polegadas cada. Logo abaixo, foram posicionadas as saídas de ventilação centrais e os novos comandos do sistema de ar-condicionado. Apesar de tanta novidade, o volante ainda é mesmo.

Novo Hyundai Creta 2025
Painel do Hyundai Creta Platinum 1.0T 2022

Em termos de equipamentos, o Creta 2025 ficou mais completo e, na Índia, ganhou pacote com itens adicionais de tecnologia e segurança. É o caso do conjunto SmartSense Level 2 com 19 funções, incluindo câmeras de 360 ​​graus, alerta de ponto cego, monitor de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESC). A Hyundai afirma ainda que a estrutura da carroceria foi reforçada e mudanças adicionais foram feitas para garantir um “alto nível de resistência a colisões”.

Há ainda teto solar panorâmico, sistema de som Bose de 8 alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros. No Brasil, vale lembrar, praticamente todos estes itens já são oferecidos no Creta desde o lançamento do modelo atual.

Novo Hyundai Creta 2025
Hyundai Creta Limited 2022

Na Índia, a Hyundai aproveitou o facelift para mexer na mecânica do Creta. Por lá, a nova gama passa a contar com motor 1.5 turbo de 160 cv para complementar a oferta já composta por 1.5 aspirado (115 cv) e 1.5 turbodiesel (116 cv). O propulsor equipa as versões topo de linha e sai de fábrica sempre associado ao câmbio automatizado de 7 marchas e embreagem dupla. O propulsor 1.4 turbo de 140 cv oferecido até então sai de cena com a chegada do bloco mais moderno.

Além disso, uma inédita versão elétrica - já flagrada em testes - será adicionada ao portfólio com bateria de 45 kWh, motor elétrico de 140 cv e autonomia de aproximadamente 400 km.

Novo Hyundai Creta 2025
Hyundai Creta Ultimate 2022

Novo Creta 2025 no Brasil

O mercado indiano será o primeiro a ter o Creta renovado, ainda neste mês. A estreia do facelift no Brasil é aguardada na sequência, mas a data exata depende dos planos locais da Hyundai. Pode acontecer ainda em 2024 ou, no máximo, 2025. Quando estrear por aqui, o Creta renovado será a resposta da marca à reestilização do Volkswagen T-Cross e ao lançamento do esperado Toyota Yaris Cross.

Com o facelift, fica a expectativa para adoção de propulsor turbo mais potente por aqui, especialmente nas versões de topo. Hoje, o Creta brasileiro é vendido com motores 1.0 turbo de 120 cv e 2.0 aspirado de 167 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com