No Brasil, tivemos o Civic Si hatchback na geração anterior, o G10. Nos mercados onde ele ainda existe, como nos Estados Unidos, agora é apenas sedã, o que levou muitos entusiastas a lamentar. Se o Type R for demais, a Honda apresentou no Japão o Civic RS, o hatch com algumas modificações para se posicionar abaixo do Type R. 

Embora seja oficialmente chamado de protótipo, a Honda pretende colocar o carro em produção ainda este ano no Japão. O hatch esportivo tem emblemas "RS" contrastantes e ponteiras duplas de escapamento. Vale a pena observar que o Civic RS já existe em outros mercados, onde é uma versão topo, mas a nova variante para o mercado japonês parece ser uma versão mais esportiva.

Honda Civic RS (JDM)

A Honda não diz qual o motor do Civic RS, mas menciona que o hatch tem "mais refinamentos para o prazer de dirigir". Não está claro se a declaração se refere ao que está sob o capô e/ou a suspensão, freios e outros elementos. É provável que o motor turbo de 1,5 litro esteja no coração desse carro, com uma potência de 200 cv compatível com o Si.

Na pior das hipóteses, o Civic RS é o Civic Sport Hatchback 2024 do Japão, com 158 cv, embora a aparência do carro sugira que ele tenha mais potência. Talvez ele seja o equivalente JDM do Civic Sport Touring com 180 cv nos EUA, o que achamos que ainda não seria suficiente para ganhar o emblema RS. De qualquer forma, a inclusão de um câmbio manual de seis marchas agradará àqueles que não estão dispostos a se contentar com o CVT. Os entusiastas do Japão certamente vão gostar da adição de um pedal de embreagem, já que o Civic normal só é oferecido lá com a transmissão continuamente variável.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com