Finalmente a Lexus tem um veículo com o potente motor de três cilindros do GR Yaris e do GR Corolla. No entanto, esse não é mais um hatch esportivo. Lançado no ano passado, o LBX é uma variante premium do Yaris Cross e, no Salão do Automóvel de Tóquio de 2024, a divisão de luxo da Toyota apresentou um conceito equipado com a unidade G16E-GTS, código para o propulsor 1.6 turbo tricilíndrico.

Menor do que o UX disponível no Brasil, o LBX agora tem uma potência respeitável de 300 cv com seu motor turbo de 1.6. A unidade de três cilindros em linha produz 40,8 kgfm de torque, repetindo exatamente os números do GR Corolla Morizo Edition. É interessante notar que o crossover de alto desempenho também leva o nome Morizo, o apelido do presidente da Toyota, Akio Toyoda.

Lexus LBX Morizo RR Concept 2024

Enquanto o GR Corolla está disponível exclusivamente com uma caixa de câmbio manual de seis marchas, o LBX apimentado vem equipado com uma transmissão automática de oito marchas recém-lançada. Essa caixa com conversor de torque fez sua estreia no Yaris GR 2024 no mesmo Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, nesta semana. Semelhante à sua aplicação no hatch, a transmissão aciona as quatro rodas no pequeno crossover, que, por enquanto, ainda é apenas um conceito.

Conhecido por seu nome completo como Lexus LBX Morizo RR, o protótipo fica um pouco mais próximo da chão graças a uma configuração de suspensão mais rígida. Ele também tem uma carroceria mais larga e rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/45 R19. Os engenheiros instalaram uma suspensão dianteira MacPherson e uma traseira double-wishbone, além de freios a disco em todas as rodas. Ele também tem vários detalhes em amarelo como uma homenagem à cor característica de Akio Toyoda.

Um LBX de alto desempenho traria um aumento colossal na potência em comparação com a versão regular, que apresenta um trem de força híbrido com apenas 134 cv e 18,8 kgfm. No entanto, a Lexus não disse uma palavra sobre a possibilidade de colocar o LBX Morizo RR em produção.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com