A Toyota e a Suzuki têm compartilhado com sucesso modelos e plataformas em alguns mercados europeus e na Índia, resultando em um relacionamento que reforçou a presença de ambas as empresas no mercado. Notavelmente, o RAV4 é vendido como Suzuki Across no Velho Continente e alguns outros modelos foram rebatizados de ambas as formas, mas parece que alguns nomes mais famosos não serão compartilhados.

Uma apuração recente sugere que a aspiração da Toyota de introduzir suas próprias versões do Suzuki Jimny e do Swift foi interrompida. Embora as empresas tenham colaborado perfeitamente em outros modelos, a Suzuki expressou uma relutância inabalável em compartilhar os dois modelos, citando seu papel integral no DNA da empresa e o risco de diluir seu status icônico se forem marcados com a insígnia da Toyota.

"É como pedir à Toyota que nos deixe fazer a engenharia do Land Cruiser. Os modelos que estão no centro de nossa marca não devem ser compartilhados e ambas as empresas respeitam isso", disse um representante da empresa à Autocar India.

Fontes dentro da Suzuki revelaram que a Toyota expressou grande interesse em fazer a "engenharia de emblema" do Jimny, imaginando-o como uma alternativa 4x4 mais acessível aos seus crossovers e SUVs maiores e mais caros. Apesar das vendas recentes do Jimny mostrarem um declínio após um aumento inicial, a Suzuki continua firme em sua decisão de não compartilhar o modelo com a Toyota apenas para aumentar o volume.

Da mesma forma, o Swift foi considerado fora dos limites para a colaboração. Apesar do interesse da Toyota em adquirir o hatchback, a Suzuki afirma que os modelos que fazem parte da identidade de sua marca não devem ser compartilhados. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com