Após meses seguidos sendo especulado por meio de flagras e projeções, o Suzuki Jimny de 4 portas finalmente é apresentado de forma oficial. A estreia acontece no Salão de Nova Déli, na Índia, país onde a marca tem importante participação de mercado e o modelo coleciona legião de fãs. A nova configuração chega para atender desejo antigo da clientela, que reivindicava oferta extra de espaço para passageiros e bagagem.

Enquanto o Jimny original mede cerca de 3,45 metros de comprimento, o estreante de 4 portas conta com 3,98 metros. Além disso, a distância entre-eixos foi alongada para 2,59 metros, ou seja, aumento de 34 centímetros. Apesar do crescimento, a Suzuki diz que o veículo tem os mesmos 1,64 m de largura e 1,72 m de altura da configuração tradicional de duas portas.

Galeria: Suzuki Jimny de 4 portas

Visualmente, as únicas mudanças são, naturalmente, as portas extras e as novas janelas laterais. De resto, o Jimny é praticamente o mesmo. Mantém o estilo quadrado, a carroceria com opções de cores chamativas (incluindo o conhecido Kinetic Yellow), arcos de roda alargados, faróis redondos, dobradiças traseiras expostas e pneus off-road. As rodas de 15 polegadas calçadas por pneus 195/80 têm o mesmo desenho.

Por dentro, o painel foi praticamente transferido do Jimny padrão - incluindo a alça de mão no lado do passageiro e os parafusos falsos expostos. Para o mercado indiano, a Suzuki homologou o modelo com banco traseiro capaz de acomodar até três passageiros. O porta-malas agora acomoda 208 litros (contra apenas 85 litros da versão mais curta) e chega aos 332 litros com o banco rebatido.

Na lista de equipamentos, destaque para sistema de entretenimento de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré e sistema de som Arkamys. No lado da segurança, o Jimny de 5 portas tem assistência de descidas e subidas, até 6 airbags, ESP e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

Suzuki Jimny de 4 portas

Sob o capô, o motor 1.5 a gasolina com sistema híbrido-leve entrega 105 cv de potência e 13,6 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades, com sistema de tração nas quatro rodas (incluindo reduzida). Para uso off-road, destaque para os ângulos de entrada de 36 graus, de saída de 50 graus e distância em relação ao solo de 210 mm.

E no Brasil?

A produção da nova versão será concentrada na Índia. O mercado interno será abastecido primeiro e, na sequência, serão iniciadas as exportações. No Brasil, a HPE Automotores, representante nacional da Suzuki, confirmou em nota que está negociando com a Suzuki global para, no longo prazo, ofertar o modelo por aqui.

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