Depois de confirmar no fim do ano passado a aplicação de importantes investimentos no Brasil, a Renault começa 2024 com o foco estratégico voltado para a Índia. Por lá, a marca anuncia nesta semana seu plano de lançamentos para os próximos três anos e adianta que colocará no mercado pelo menos 5 novidades. A lista inclui a renovação de modelos já conhecidos e a chegada de carros inéditos no país, além de opções elétricas.

Batizado de Renaulution, assim como no Brasil, o programa de investimentos coloca a Índia como um dos quatro grandes mercados da Renault fora da Europa. Junto com a chegada de novos modelos, a marca confirma que sua nova identidade visual será implementada em toda a rede local neste ano e que será vista em todos os modelos vendidos por lá a partir de 2025.

Novo Renault Duster 2025

Falando em modelos, estão confirmadas no plano até 2027 as novas gerações de Triber e Kiger. Desenvolvidos especialmente para o mercado indiano, os modelos tem sido fundamentais para consolidar a presença da marca no país e ganharão novidades importantes para enfrentar a concorrência formada por modelos da Hyundai, Tata e Suzuki.

O Triber, por exemplo, está à venda há pelo menos quatro anos sem grandes mudanças. Ganhará atualizações importantes no design para acompanhar a nova identidade da Renault e terá pacote tecnológico revisto para não ficar em desvantagem diante da concorrência. Do modelo atual, manterá o espaço interno com capacidade para levar até 7 passageiros.

Já o Kiger, no mercado há aproximadamente dois anos, mudará para tornar-se mais competitivo diante de rivais como Tata Punch, Hyundai Exter e Kia Sonet. O segmento de SUVs de entrada é promissor na Índia, mas representa forte concorrência de nomes locais.

Renault Triber

Renault Triber

Renault Kiger

Renault Kiger

Além disso, a Renault confirma dois SUVs maiores nos segmentos B+ e C. Embora a marca não confirme abertamente, tudo indica que estamos falando da nova geração do Duster e do inédito crossover de estilo cupê que também será lançado no Brasil. Ambos serão construídos com base na conhecida plataforma CMF-B e chegarão ao mercado dentro da estratégia de priorizar produtos de maior valor agregado e margens de lucro mais folgadas.

Por fim, a marca lançará na Índia Kwid elétrico produzido localmente. Terá entre 85% e 90% de conteúdo nacional e rivalizará diretamente com modelos como Tata Tiago EV e Citroën eC3.

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