[ATUALIZAÇÃO: 05/09/24]: Após o aumento de preços de setembro, o Renault Kwid perdeu posição e o Fiat Mobi voltou a ser o carro mais barato do Brasil em 2024. O Hyundai HB20 também encareceu e despencou para a 6ª posição. Já o Volkswagen Polo Track encareceu, mas manteve a 8ª colocação no ranking.
Após dois anos de aumentos nos preços dos automóveis, os valores chegaram a uma certa estabilidade e pararam de subir tão rapidamente. Porém, a consequência é que a lista dos carros mais baratos do Brasil em 2024 começa em R$ 73,990 e chega a R$ 94,990, mostrando que comprar um veículo 0 km não será fácil para a maioria dos brasileiros.
Como é de se esperar, os hatchbacks dominam o ranking dos 10 carros mais baratos do Brasil em 2024, com somente o Fiat Cronos aparecendo como o sedã mais acessível. A maioria se concentra em uma faixa mais acima entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, onde estão os mais conhecidos como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, que também são os mais vendidos.
+ Veja a lista dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
Para chegar a essa lista, consideramos apenas a versão mais barata de cada carro, para evitar repetições de um único modelo. Normalmente, também desconsideraríamos trocas de motorizações ou modelos que já tiveram a produção encerrada e que estão sendo vendidos como unidades remanescentes no estoque, porém ambos os casos não aconteceram neste ano. Normalmente, consideramos apenas o preço da tabela no configurado.
A eterna briga com o Kwid continua e, neste momento, o Fiat Mobi terminou por cima e ficou na liderança do ranking. Lançado em 2016, o subcompacto está com uma certa idade, mas acabou encontrando seu espaço por ser bem barato. É bem espartano, com ar condicionado, direção hidráulica, controle de estabilidade, pré-disposição para rádio, rodas de aço com calotas e vidros dianteiros elétricos. Seu motor é o 1.0 Fire 8V, sendo o único carro da marca que ainda utilizá-lo. Gera 74 cv e 9,7 kgfm, operando com câmbio manual de 5 marchas. Agora na linha 2024 ganhou também o ESP.
O Renault Kwid voltou a perder espaço e não é mais o carro mais barato do Brasil, após um aumento de preços em maio. Já equipado com controle de estabilidade desde a última atualização, possui também direção elétrica, ar condicionado, quatro airbags, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas . É equipado com o 1.0 SCe 12V de 71 cv e 10 kgfm, em conjunto a um câmbio manual de 5 marchas.
O primeiro passo da nova estratégia da Citroën para o Brasil foi o novo C3, reposicionado como um carro mais acessível e que acabou entrando em uma lacuna, por oferecer o espaço de um hatch compacto, com uma lista de equipamentos mais próxima de um subcompacto. Afinal, a versão de entrada Live vem somente com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão de pneus, vidros e travas elétricas, e rodas de aço com calotas. Como quase todos os demais carros de entrada da Stellantis, utiliza o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm desenvolvido pela Fiat, sempre com transmissão manual de 5 marchas.
Um dia, o Fiat Argo já foi mais interessante por ser um dos carros mais baratos do Brasil e em um nível semelhante aos rivais na configuração de entrada sem nome. Agora, o hatch italiano está um pouco defasado na lista de equipamentos, contando apenas com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, e volante com ajuste de altura. Ainda utiliza o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm, combinado ao conhecido câmbio manual de 5 marchas da Fiat.
O Renault Stepway está em uma situação delicada. A fabricante irá mudar sua estratégia e apostar em carros mais refinados, começando com o Kardian, que chega em março. E o Stepway não se encaixa neste plano, então pode estar caminhando para os seus últimos meses no mercado. Ainda assim, é uma opção, embora esteja um pouco caro demais, ao considerar que tem ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, quatro airbags e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Assim como o Kwid, tem um motor 1.0, porém mais potente, com 82 cv e 10,5 kgfm.
Após ter liderado entre os carros em 2022, o Hyundai HB20 perdeu um pouco do ritmo de vendas em 2023, após perder o fator novidade com a reestilização e sem apostar tanto nas vendas diretas como os rivais. Ainda assim, é um automóvel bem atraente para o bolso, contando com ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna, controle de cruzeiro e mais. É equipado com o motor 1.0 Kappa de 80 cv e 10,2 kgfm.
Um dos carros mais vendidos do país, o Chevrolet Onix não teve muitas novidades no último ano, sem aumentar os preços demais e sem mexer na lista de versões ou equipamentos, o que fez com que continuasse confortável na 8ª colocação. De série, conta com ar-condicionado, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, vidros e travas elétricas, direção elétrica e seis airbags. É uma das poucas versões do hatch com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm.
Feito para substituir o Gol, o Volkswagen Polo Track conseguiu cumprir a missão, tanto que impulsionou o hatch para a 1ª posição no ranking de vendas dos carros de passeio (no geral, perdeu só para a Fiat Strada). Para que não se embole com o Polo MPI, é um pouco menos equipado, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e USB, e quatro airbags. Sob o capô está o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm.
Constantemente lembrado por seu custo-benefício, a versão Like do Peugeot 208 tem uma boa proposta ao vir mais equipado do que muitos de seus rivais, dentro de um preço mais acessível. Conta com central multimídia de 10,3”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro airbags, controle de estabilidade, vidros e travas elétricas, e iluminação diurna em LED. Apesar de ter estreado somente com o motor 1.6, esta configuração usa o mesmo 1.0 Firefly de Argo, Cronos e C3, então tem 75 cv e 10,7 kgfm como sempre.
Sem o Grand Siena nas lojas, a Fiat resolveu apostar no Cronos com um motor menor. Tinha uma versão 1.0 sem nome que era um dos carros mais baratos do Brasil, mas perdeu a configuração. A sorte é que o Hyundai HB20S encareceu muito mais, abrindo espaço para o sedã da Fiat voltar ao ranking. A receita é bem parecida, com o mesmo 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm. Vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas, alarme, rodas de 14" com calotas, banco do motorista com ajuste de alta e preparação para rádio.
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