Composta atualmente pelos modelos 70, 250 (Prado) e 300, a grife off-road Land Cruiser, da Toyota, deverá ser ampliada em futuro próximo com a chegada de inédita opção de entrada. De acordo com a imprensa japonesa, o modelo em questão será a versão de produção do conceito Compact Cruiser EV, que foi revelado em 2021. O projeto está bastante adiantado e vem sendo tratado internamente como "mini Land Cruiser".
Os primeiros detalhes sobre o modelo estão sendo divulgados pelas revistas japonesas Best Car e Magazine X, que têm histórico sólido de registros de informações privilegiadas sobre novidades da Toyota. As fontes sugerem que o carro terá design fiel ao conceito e apostará forte nas linhas quadradas da carroceria, a exemplo do recém-lançado Prado.
Toyota Compact Cruiser EV Concept
Não por acaso, a Toyota aproveitou o lançamento do próprio Prado no mês passado para atiçar a curiosidade do público sobre o modelo. No evento, a marca soltou um teaser e revelou a silhueta do carro (foto abaixo). As linhas sugerem que o design será bastante fiel ao conceito e enquadrado na filosofia adotada pela Toyota para modelos da família Land Cruiser. Em especial, destaque para o estepe pendurado na tampa traseira.
Estruturalmente, o "mini Land Cruiser" adotará a conhecida plataforma TNGA-F, ou seja, em versão especialmente pensada para modelos construídos com carroceria sobre chassi. Em termos de tamanho, terá aproximadamente 4.350 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.880 mm de altura. No geral, se aproximará do porte do Corolla Cross, porém com proposta totalmente diferente. A ideia será posicioná-lo como rival do Suzuki Jimny de quatro portas.
Sob o capô, todos os rumores apontam para adoção de motorizações tracionais (gasolina e diesel), híbridas e até elétricas. O motor 2.8 turbodiesel da Hilux e do Prado vem sendo bastante especulado, assim como o 2.0 Dynamic Force a gasolina do Corolla Cross. A versão elétrica também está sendo desenvolvida e adotará o mesmo conjunto da ainda inédita Tacoma elétrica. Será vendida em mercado selecionados.
Ao que tudo indica, o modelo será produzido na Tailândia (importante plataforma de desenvolvimento e produção de veículos da Toyota) e exportado para todos os principais mercados do sudeste asiático. A apresentação no Salão de Tóquio no próximo mês é uma possibilidade.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Best Car, Magazine X