Longe do Brasil desde 2017, o Suzuki Swift ainda é um dos principais carros da fabricante. A geração atual está no mercado global desde que foi anunciada em 2016, com uma reestilização lançada em 2020. Assim, o ciclo normal do hatch está bem próximo do fim e está na hora de trabalhar na próxima geração.

Pelo visto, não levará muito tempo, pois o novo Suzuki Swift aparece em testes pela primeira vez. Conhecido internamente pelo código YED, a quarta geração do hatchback deve utilizar uma versão modificada da plataforma Heartect, com atualizações para que possa atender as normas de segurança mais rígidas na Europa, onde chega importado do Japão.

Galeria: Suzuki Swift 2024 - Flagra

A Suzuki fez um bom trabalho e escondeu bem o visual do Swift. Olhando com muito cuidado, podemos ver que a grade tem um novo formato e os faróis agora são de LED. O capô parece estar mais proeminente também. O teto tem uma caimento mais pronunciado e as maçanetas das portas traseiras não ficarão mais escondidas na coluna C.

Na parte traseira, a camuflagem é ainda mais pesada, dificultando ver qualquer detalhe como para-choque ou lanternas. Alguns sites apostam que o interior será renovado com a adoção de uma central multimídia de 9 polegadas e um novo painel de instrumentos. Terá mais tecnologias como câmera 360° e head-up display.

Como é a primeira vez que o novo Swift aparece, não sabemos nada sobre sua mecânica. A aposta mais segura seria o 1.4 turbo de quatro cilindros, usando um sistema híbrido-leve de 48V. Existe um rumor sobre uma futura versão híbrida, aproveitando a parceria da Suzuki com a Toyota. O esportivo Swift Sport continuará a ser oferecido, mas sua estreia acontecerá apenas um ano depois da linha normal.

A nova geração do Suzuki Swift deve ser revelada em 2023, começando pelo Japão e o resto da Ásia, antes de desembarcar na Europa. No Brasil, o Swift encerrou a carreira nacional em 2017, sem que a geração atual fosse importada para cá. Como a fabricante promete novos modelos em breve, quem sabe o hatch não esteja nos planos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com