page ad skin

Chevrolet Camaro encerra produção oficialmente nos Estados Unidos

Última unidade do muscle car é uma versão ZL1 LE com câmbio manual

Chevrolet Camaro ZL1 Collector's Edition 2024

O Chevrolet Camaro está oficialmente morto. O Camaro final, um ZL1 1LE com transmissão manual, saiu da linha de montagem em Michigan (EUA) no início desta semana, confirmou a Chevrolet ao Motor1.com. A marca ainda não divulgou nenhuma foto do Camaro final, e um porta-voz não comentou se a empresa planejava manter o veículo ou vender o modelo a um cliente.

"O Camaro é um produto de paixão", disse um porta-voz da Chevrolet em um comunicado. "Ele desenvolveu uma base de fãs em todo o mundo e trouxe pessoas para as concessionárias Chevrolet por gerações. A sexta geração representou especificamente o atletismo e a compostura - exalando confiança na estrada e domínio na pista."

Já sabíamos que a Chevrolet estava aposentando o Camaro após o ano/modelo 2024. A fabricante anunciou a decisão em março e, antes disso, havia rumores sobre o fim do veículo. Como despedida, a Chevrolet apresentou o Collector's Edition nos EUA, que incluía uma produção de 350 unidades do ZL1 com pintura Panther Black Matte e um emblema de volante serializado. No Brasil, a mesma ideia foi aplicada para o Camaro Collection, porém baseado na versão SS e com 125 unidades.

Chevrolet Camaro ZL1 Garage 56 Edition 2024

Em novembro, a Chevolet construiu o último motor LT4 V8 supercharged para o Camaro ZL1 em Bowling Green, Kentucky. Esse foi um sinal claro de que o fim do Camaro estava próximo.

Essa é a segunda vez que a Chevrolet acaba com o Camaro sem um sucessor à vista. A primeira série durou quatro gerações, de 1967 a 2002. O modelo retornou em 2010 para mais duas iterações.

O Camaro 2024 não teve um ano muito ruim em termos de vendas, ao menos nos Estados Unidos. A Ford e a Dodge venderam mais Mustangs e Challengers, respectivamente. No entanto, a Chevrolet vendeu 24.688 exemplares de seu carro-pônei até o terceiro trimestre - um ganho de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022.

A situação é bem diferente no Brasil. Este ano, o Camaro emplacou somente 44 unidades desde janeiro, enquanto o Ford Mustang, seu principal rival no país, contabiliza 355 unidades registradas.

Embora o nome Camaro esteja desaparecendo, ele supostamente não está morto para sempre. Ao anunciar a aposentadoria do modelo, o vice-presidente global da Chevrolet, Scott Bell, disse: "Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro." Considerando que o futuro da GM é produzir somente carros elétricos, o esportivo deve retornar usando baterias ao invés de gasolina para se mover.

Até mais, Camaro. Embora você esteja tirando um período sabático por enquanto, estamos ansiosos para ver seu retorno.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com