O fim dos muscle cars está cada vez mais próximo, ao menos na forma como os conhecemos: com um grande motor V8 sob o capô. O Chevrolet Camaro está dando seu adeus já no mercado brasileiro, com o lançamento da série Collection, limitada a somente 125 unidades, porém os preços ainda não foram revelados. Além do carro, o cliente vai levar uma miniatura 1:18 com o mesmo design do carro real e um kit especial.

Esta despedida já havia sido anunciada pela General Motors no Brasil. O Chevrolet Camaro já encerrou a produção na versão conversível nos EUA, mas a variante cupê ainda será feita por mais algum tempo. Como é um modelo de nicho por aqui, a fabricante optou por já lançar a série de despedida para a sexta geração. Será apresentado ao público no dia 17 de dezembro, na última etapa da temporada 2023 da Stock Car. As entregas estão programadas para acontecer a partir da virada do ano.

Chevrolet Camaro Collection 2024

Para a versão Collection, o Camaro recebeu uma pintura preta e faixas cinzas passando pelo capô e a tampa do porta-malas. No interior, a fabricante colocou bancos personalizados, usando um acabamento que remete ao Z/28 de 1967, combinando as cores cinza e preta. Estará disponível nas versões conversível e cupê, baseadas na variante SS. “A série Collection simboliza nosso reconhecimento a cada cliente e fã do Camaro, um dos esportivos mais prestigiados no mercado brasileiro”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Chevrolet Camaro Collection 2024

Como todas as unidades vendidas no Brasil anteriormente, o Camaro Collection trará o motor 6.2 V8 aspirado. São 461 cv e 62,9 kgfm de torque, controlados por uma transmissão automática de 10 marchas. A fabricante diz que o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletrônicamente em 290 km/h.

Todas as vezes que comentou sobre o fim da produção do Camaro, a Chevrolet disse que não seria o fim da história do cupê. A fabricante já estaria trabalhando em um sucessor, mantendo o nome, porém seguirá a diretriz da empresa e será totalmente elétrico. Este sucessor EV do esportivo ainda não tem data para estrear.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com