Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Alfa Romeo para 2024, o inédito SUV compacto que a marca desenvolve para ficar abaixo do Tonale já tem data exata para ser revelado. Batizado de Milano, como acaba de confirmar a marca, o modelo terá a Europa como principal base comercial e debutará em abril do ano que vem em Milão, na Itália.

Descrito pela Alfa Romeo como “veículo esportivo urbano”, o crossover teve outros nomes cogitados antes de ser oficializado como Milano. Meses atrás, rumores apontavam para batismos como Brennero e Junior. No portfólio da marca, o novo SUV será posicionado na base e ficará logo abaixo do Tonale. A promessa é de alcance comercial amplo, já que será o modelo mais acessível da Alfa.

Alfa Romeo Milano - Projeção

Estruturalmente, tomará como base a plataforma CMP já usada por outros carros do grupo Stellantis, como Jeep Avenger e Fiat 600. Não por acaso, o Milano será produzido na mesma fábrica de Tychy, na Polônia. Detalhes específicos sobre as medidas ainda não foram revelados, mas não ficará distante dos 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos do modelo da Jeep.

O visual terá a característica dose emocional da Alfa Romeo e diversos elementos inspirados em lançamentos recentes, como o Tonale. Detalhes podem ser conferidos na projeção que abre a matéria. Em termos comerciais, o Milano terá “a importante tarefa de fortalecer ainda mais a presença global da Alfa Romeo”, como disse o CEO da empresa, Jean-Philippe Imparato.

Para 2025, a marca projeta estabelecer recorde histórico de vendas e superar as 223.643 unidades que vendeu em 1990. O Milano será estratégico para alcançar a meta. Neste ano, a marca deve fechar com 90.000 exemplares entregues.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com