Haojue deixa de produzir a NEX 115; substituta chegará "em breve"
Motoneta na marca continuará à venda enquanto durarem os estoques
O Grupo JTZ, controlador da marca Haojue no Brasil, anunciou que deixou de produzir a NEX 115 para o mercado brasileiro. Até o momento, a empresa ainda não confirmou se o modelo terá um substituto e, até segunda ordem, a Haojue deixa de oferecer um produto para o segmento das motonetas, mais conhecido pela predominância da Honda Biz.
De acordo com a Haojue, a NEX 115 permanecerá sendo comercializada nas concessionárias brasileiras da marca enquanto durarem os estoques. A moto tem um preço público sugerido de R$ 12.243 sem frete, de acordo com o site oficial da empresa. A marca reforçou que permanecerá oferecendo peças de reposição e manutenção em suas lojas para o modelo descontinuado, mas não informou por quanto tempo.
A Haojue NEX 115 foi apresentada ao mercado brasileiro ainda em 2017. Já em 2020, a moto finalmente aposentou o carburador e passou a ser oferecida com injeção eletrônica de combustível. De acordo com a marca, "A JTZ reconhece a importância e o potencial do segmento CUB (motoneta) no país. Por isso, continua acompanhando as novidades e tendências para poder oferecer aos clientes um novo produto da categoria em breve". Em comunicado, a JTZ ainda afirmou que "O mercado de CUB é muito forte no Brasil. Por isso, o grupo JTZ estuda um novo modelo da categoria, mais atualizado, para atender ao consumidor brasileiro".
Olhando para os emplacamentos, é mais fácil entender o motivo de a Haojue NEX 115 ter sido descontinuada. Entre janeiro e novembro de 2023, a moto acumulou apenas 271 unidades emplacadas. Para a comparação, a Honda Biz comercializou 129.710 unidades no mesmo período somando as versões 110i e 125 flex. O modelo da Haojue emplacou menos neste ano do que a Dafra Zig 50 (304 unidades), modelo que nem consta no site da Dafra e que, tecnicamente, é um ciclomotor.
A Haojue NEX 115 trazia como principais itens de série rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, bauleto e partida elétrica. Ela contava com um motor monocilíndrico movido a gasolina e arrefecido a ar com 113 cm3 de capacidade. Ele entregava 9 cv de potência e 0,92 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio mecânico de 4 quatro marchas com embreagem automática.
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