Apresentado para o mercado brasileiro no final de outubro, o Honda ZR-V também está dando os primeiros passos na Europa. Por lá, o SUV passou pelo crivo do Euro NCAP, que avaliou as capacidades de proteção do carro em caso de acidente e outros atributos de segurança que o veículo oferece aos ocupantes e pedestres.

O resultado, porém, não foi excelente. De acordo com o Euro NCAP, o Honda HR-V obteve 4 das 5 estrelas possíveis em segurança. De acordo com a entidade europeia, os principais pontos que impediram o SUV de conseguir a nota máxima foram a proteção aos ocupantes adultos em impactos e também no comportamento de alguns dos sistemas de segurança do carro.

Honda ZR-V tira 4 estrelas no Euro NCAP

No primeiro caso, o ZR-V teve uma nota de 79% na proteção de adultos, sendo que 80% é o mínimo para se obter "nota máxima" neste quesito. Segundo o Euro NCAP, a questão com o SUV da Honda é que, em impactos laterais, as cabeças do motorista e do passageiro dianteiro se chocam, apesar de o modelo contar com um airbag central entre os dois teoricamente para evitar o contato.

Quanto aos sistemas de segurança, a nota do Honda ZR-V foi de 68%, quando 70% seria o mínimo para uma nota máxima. Neste caso, apareceram dois questionamentos do Euro NCAP: o primeiro é que o sistema de leitura de placas de trânsito não se liga sozinho ao dar a partida no carro após o usuário ter o desligado. O segundo é que o sistema que monitora o nível de atenção do motorista só começa a operar a partir dos 45 km/h.

Honda ZR-V tira 4 estrelas no Euro NCAP

O Honda ZR-V no Brasil

Para o nosso mercado, a Honda está importando o ZR-V do México apenas na versão Touring, a mais completa. Seu preço é de R$ 214.500. Por conta de sua origem, ele é equipado com o mesmo motor 2.0 16V aspirado oferecido nos EUA. Por aqui, entrega 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, rodando apenas com gasolina. O câmbio é automático CVT com simulação de 7 marchas.

Entre os principais itens de segurança que o Honda ZR-V oferece no mercado brasileiro, vale destacar a presença de 8 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro dianteiro), acendimento automático dos faróis, farol alto automático, assistente de permanência em faixa, câmera de monitoramento do ponto cego, monitor de atenção do motorista e frenagem autônoma de emergência.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com