Ao mesmo tempo em que trabalha no projeto de reestilização do Creta para mercados como Índia, Brasil e China, a Hyundai também desenvolve inédita versão puramente elétrica para o modelo. A novidade já foi flagrada em testes em diversas vezes e atende internamente pelo codinome SU2i EV. Apesar de mistério, detalhes técnicos foram descobertos recentemente pelo site Autocar.
De acordo com a publicação, o inédito Creta elétrico adotará bateria de 45 kWh produzida pela LG Chem, que atua como fornecedora global de baterias de íons de lítio da Hyundai. Além disso, usará a mesma plataforma do Creta que já conhecemos, porém com modificações técnicas para receber o conjunto EV. O motor elétrico entregará potência de 140 cv e torque de 26 kgfm, sempre enviados para as rodas dianteiras.
Hyundai Creta Facelift- Flagra
Para efeito de comparação, o Kona Electric vendido no Brasil - ainda de primeira geração - tem motor elétrico montado no eixo dianteiro com 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h. A bateria com 39,2 kWh de capacidade (menor do que a do futuro Creta EV) proporciona autonomia de 252 km com uma carga pelo ciclo do Inmetro.
No caso do Creta, são esperados entre 300 e 400 km de autonomia. Outro diferencial ficará por conta do visual. No elétrico, o design será baseado na reestilização que está para ser apresentada na Índia no próximo dia 16 de janeiro. Em flagras, é possível notar que todo o desenho do conjunto frontal será remodelado e que a traseira ganhará lanternas com formato mais horizontalizado.
Além disso, haverá características típicas de elétricos como grade dianteira fechada, ausência de escapamento, rodas com desenho mais aerodinâmico, entre outros. O lançamento é aguardado para meados de 2024, logo depois da estreia do facelift das versões a combustão. A Índia será o primeiro mercado do Creta elétrico, mas a chegada a outros países não está descartada.