Nissan produz 600 mil veículos em Resende e prepara nova geração do Kicks
Construído em 2014, complexo receberá importantes investimentos nos próximos anos
Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, acaba de alcançar a marca histórica de 600 mil veículos produzidos. O feito foi simbolizado com a produção de exemplar do Kicks na versão Exclusive e pintado na cor azul. Sozinho, vale lembrar, o SUV responde por 324 mil unidades do total fabricado até hoje na planta (os finados March, Versa e V-Drive completam o montante).
As atividades da fábrica fluminense vão desde a área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade, além da fábrica de motores. De total de 600 mil veículos produzidos, cerca de 85 mil foram exportados para 8 países da América Latina, sendo a Argentina o maior mercado de exportação atendido (65% do total).
Resende emprega atualmente 2.100 funcionários e cerca de 15% da mão de obra é feminina. As instalações contam com 95 robôs e 159 AGVs (Automatic Guided Vehicles), que são pequenos robôs auto-guiados responsáveis por conduzir carrinhos de peças e plataformas. O único modelo produzido atualmente é o Kicks. Além dele, a fábrica produz o conhecido motor 1.6 16V flex da Nissan.
Novos SUVs à vista
Recentemente, a Nissan anunciou que o complexo de Resende receberá importantes investimentos e viverá nova fase. Ao todo, serão aplicados nos próximos anos R$ 2,8 bilhões para produção local de dois novos SUVs. Um deles será a próxima geração do Kicks, que já começou a rodar em testes e deverá chegar às lojas em 2025. O segundo modelo ainda é um mistério. Outra novidade será a produção de novo motor turbo.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Flagra: nacional em 2025, novo Nissan Kicks acelera testes no Brasil
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil