A Porsche comemora na Alemanha importante registro histórico alcançado pela fábrica de Leipzig, localizada na região da Saxônia. Inaugurada em 2002, a unidade acaba de alcançar a produção de 2 milhões de veículos, firmando posição como uma das mais importantes plantas da marca no país.

As operações na fábrica incluem processos produtivos completos, desde oficina de pintura e produção de carrocerias até a montagem final do veículos. O principal produto oriundo da planta é o esportivo Panamera. Não por acaso, a unidade escolhida para representar a cifra histórica foi um Panamera Turbo E-Hybrid com acabamento em Madeira Gold Metallic, cujo destino foi a garagem de um proprietário de Dubai.

Porsche - Fábrica de Leipzig

"A expansão para uma fábrica completa foi uma decisão inovadora para o local”, comenta Gerd Rupp, presidente do conselho de administração da unidade. “Como uma fábrica completa, fabricamos modelos na íntegra, desde a construção da carroceria até a montagem final. Isso lançou as bases para novos projetos de automóveis e para o crescimento contínuo", completou.

A planta de Leipzig também representa importante vetor econômico e funciona como grande empregador na região central da Alemanha. Ao todo, trabalham na fábrica aproximadamente 4.400 pessoas. Ao longo dos anos, a fábrica também se transformou num centro para veículos elétricos e, olhando para o futuro, a Porsche será capaz de fabricar três tipos de motores – combustão, elétricos e híbridos – na mesma linha de montagem.

Porsche Leipzig Turbienchen Honey

Mel Turbienchen produzido em Leipzig 

Além do Panamera, Leipzig é responsável pela produção do crossover Macan e da carroceria do Bentley Continental GT. Entre 2002 e 2017, a planta também abrigou a produção do Cayenne.

Outra curiosidade sobre a fábrica diz respeito à preservação natural ao seu redor. Situada em uma área que compreende 400 hectares, a planta funciona como uma espécie de reserva da vida animal local, abrigando cervos, lebres, aves, bovinos, cavalos selvagens e até abelhas (o mel produzido por elas é vendido localmente).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com