Levante a mão se você já esperava por isso. Publicamos niversas fotos do Porsche Panamera 2024 em testes antes da apresentação feita na última semana, mas todas elas mostravam somente a versão sedã. Bem, tecnicamente é um hatchback, mas isso não vem ao caso. E nosso medo tornou-se verdade, pois a fabricante oficialmente acabou com a variante perua Sport Turismo.

A revelação foi feita por um porta-voz da Porsche em uma entrevista ao Automotive News Europe: "Na China e nos EUA - nossos principais mercados no segmento D - a Sport Turismo desempenha apenas um papel secundário. Por esse motivo, decidimos descontinuar essa variante do modelo com o lançamento da nova geração do Panamera".

Não se sabe exatamente quão fraca foi a demanda porque os gráficos de vendas mostraram entregas combinadas do Panamera em todas as versões. No entanto, a Autocar ouviu de uma fonte segura que a taxa de aceitação da Sport Turismo foi inferior a 10%. Consequentemente, não é de se admirar que a Porsche não tenha se preocupado em fazer outra geração da station wagon.

Daqui para frente, o Panamera estará disponível apenas como um sedã, juntamente com um modelo Executive com um entre-eixos alongado, que traz um segunda fileira de bancos mais luxuosa e com mais espaço para as pernas. Será a última geração a vir com motores de combustão, contando com ainda com quatro variantes híbridas plug-in. A fabricante não planeja lançar uma versão totalmente elétrica, já que ela já existe na forma do Taycan.

Falando do Taycan, ele poderá atender uma parte dos clientes que ainda querem uma perua da Porsche. O elétrica não só conta com a station wagon Sport Turismo, mas também tem a variante Cross Turismo um pouco mais robusta. Agora, se fizer questão de uma perua com motor a combustão, o jeito será partir para o Audi RS6 Avant, caso não queira sair do Grupo Volkswagen. Em outros lugares, há uma nova Mercedes-AMG E63 Estate no horizonte, sem mencionar o retorno da BMW M5 Touring.

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