Apresentado no final de outubro, o novo Renault Kardian deve começar a chegar nas concessionárias brasileiras a partir do ano que vem. A marca ainda não revelou os preços e versões de seu novo SUV, mas os planos de exportá-lo para a América do Sul a partir de seus fábrica em São José dos Pinhais (PR) já começam a se desenrolar.
Nossos colegas do Motor1 Argentina publicaram um flagra mostrando as primeiras unidades do novo Renault Kardian desembarcando no país vizinho. As fotos inclusive mostram os carros desembarcando das cegonheiras. Outro detalhe interessante que foi confirmado pelo flagrante é que, ao menos no país vizinho, o carro chegará ao mercado argentino com uma série especial de lançamento. Ela será chamada de Premiere Edition.
Agora, temos que aguardar a Renault anunciar todos os detalhes de valores e configurações disponíveis para o novo Kardian, mas a marca adotará a mesma estratégia da Argentina. Na pré-estreia, em outubro, o carro mostrado também era um Premiere Edition. Por enquanto, o que sabemos é que o novo SUV atuará em uma faixa de preço abaixo da praticada atualmente pelo Duster.
O Kardian é o primeiro produto no mundo a trazer a nova plataforma modular do grupo Renault. Trata-se de uma versátil base a ser usada em carros com 4 a 5 metros de comprimento, com motor a combustão "puro", bem como mild-hybrid (48 volts) ou híbrido convencional. Essa plataforma não foi feita para carros elétricos. É aparentada das CMF-B usadas na Europa, mas com muitas diferenças de arquitetura.
Quem vê de perto, imagina tratar-se do substituto do Sandero Stepway. A ideia, contudo, é que o Stepway continue em linha e o Kardian fique um degrau acima, começando por volta dos R$ 110 mil e brigando na faixa do VW Nivus e do Fiat Pulse automático. Mas os preços exatos, as versões e o test drive ficarão para o lançamento, em março.
Por enquanto apenas vimos o carro, entramos nele e tivemos acesso aos detalhes técnicos. O Kardian estreia um motor 1.0 turbo, de três cilindros e injeção direta: o HR10. É um novo projeto, todo Renault, e não se deve confundi-lo com o motor homônimo usado nos antigos Nissan March e Versa nacionais. Produzido no Brasil, o novo motor Renault rende 125 cv de potência e 220 Nm (22,4 kgfm) de torque máximo - daí ter o "nome fantasia" de 220.
Já o câmbio é automatizado, com seis marchas, dupla embreagem banhada a óleo e aletas de acionamento atrás do volante. Com projeto da americana Magna Powertrain, é importada da China. O Kardian mede 4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos (contra 4,07 m e 2,59 m do Stepway). Os pneus Pirelli Scorpion 205/55 R17 ajudam a garantir o vão livre de 21 cm.
Ao menos na versão apresentada na pré-estreia mundial, o Kardian tinha seis airbags e nada menos que 13 sistemas auxiliares de condução, com destaque para alerta de ponto cego, frenagem ativa de emergência e cruise control adaptativo a partir dos 30 km/h. Agora é esperar o primeiro contato atrás do volante do carro, que só deve acontecer no começo do ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados