A corrida pela eletrificação verificada nos programas estratégicos da maioria das montadoras não é vista na mesma intensidade dentro da Dacia. A marca obviamente sabe da importância da transição ecológica, mas não parece ter tanta pressa em eletrificar totalmente seu portfólio. Tanto é que o Duster de nova geração, produto mais recente lançado pela empresa, não terá versão elétrica tão cedo.

Durante entrevista concedida recentemente à revista britânica Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, foi questionado sobre a data de lançamento do Duster EV e simplesmente respondeu: “Não sei”. O executivo explicou que a chegada de uma variante elétrica ainda está muito distante e que provavelmente o Duster permanecerá à venda pelos próximos 8 anos ou mais sem virar elétrico.

Novo Dacia Duster ao vivo

Le Vot acredita que até cerca de 2032 haverá espaço suficiente no mercado para o Duster permanecer baseado “principalmente em motores a combustão". "A Renault está avançando rápida e massivamente na eletrificação dos carros. A Dacia também vai, claro, porque sabemos o fim do jogo. Mas não estamos indo tão rápido. A Dacia oferece a cada momento uma alternativa de mobilidade no mercado", completou.

O executivo disse ainda que os motores de combustão interna são o “pão com manteiga” da Dacia e que a marca é um “colete salva-vidas” para o grupo Renault “neste ambiente incerto”. “Não é uma corrida para saber quem vai se tornar elétrico o mais rápido possível. Talvez eu pudesse dizer o contrário. Existem essas duas coisas que estão se movendo ao mesmo tempo. Só temos que ser consistentes".

Novo Dacia Duster ao vivo

Novo Dacia Duster

Além disso, reconheceu que em algum momento a Dacia se tornará totalmente elétrica, mas que a migração dependerá do ciclo de vida de cada modelo e da demanda dos mercados internacionais. Lembrou ainda que boa parte dos carros da marca são vendidos fora da Europa, onde a eletrificação ainda não está tão avançada. É o caso de Turquia, Marrocos, Norte de África, América Latina e Índia.

Desde já, vale lembrar, o Duster 2024 conta com opções do tipo híbrido-leve e movida a gás natural - ambas com baixos níveis de consumo e emissões.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com