Apresentada no mercado internacional no último mês de julho, a nova geração da Mitsubishi L200 Triton não demorou para ser submetida aos primeiros testes de segurança na Ásia. Por lá, a picape foi recentemente avaliada pelo ASEAN NCAP e arrancou elogios quanto à performance alcançada nas provas. Não por acaso, recebeu nota de 5 estrelas (a máxima possível dentro do sistema de classificação).
De acordo com a entidade realizadora das provas, a L200 Triton 2024 foi a primeira picape testada dentro do novo protocolo de avaliação 2021-2025 (considerado o mais rígido e meticuloso já implantado). Ao final, a caminhonete obteve pontuação total de 74,71 pontos, e foi descrita como tendo tido um “desempenho notável” na avaliação.
Na categoria de ocupantes adultos, a L200 Triton conseguiu marcar 26,01 dos 32 pontos possíveis, enquanto a proteção para passageiros infantis foi 44,72 dos 51 pontos possíveis. Já na categoria assistência de segurança, a caminhonete conseguiu marcar 15,16 dos 21 pontos possíveis e foi 8,18 dos 16 pontos possíveis na avaliação de segurança do motociclista.
O pacote padrão de equipamentos de segurança inclui mínimo de 3 airbags (7 no máximo), freios ABS, controle de tração e estabilidade, sistema de lembrete de cinto de segurança para o motorista e passageiro dianteiro, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa, aviso de colisão frontal, monitoramento de ponto cego e farol alto automático.
A nova geração da L200 Triton será colocada à venda a partir do mês que vem nos principais mercados da Ásia e, na sequência, será lançada em outras regiões. Para o Brasil, o lançamento da picape já está confirmado e, como acontece hoje, contemplará produção nacional. Até mesmo a versão híbrida do modelo, ainda inédita, está em estudos para o mercado brasileiro.
Totalmente repaginada, a L200 2024 mede 5.360 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.815 mm de altura e com um entre-eixos de 3.130 mm. Ou seja, é 8 centímetros mais longa, 9 cm mais larga, 2 cm mais alta que a anterior, com entre-eixos 13 cm maior. Sob o capô, o motor 2.4 turbodiesel, tem três configurações: 149 cv e 33,6 kgfm; 183 cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm.
A Mitsubishi ainda não fala sobre os números para o Brasil, lembrando que o modelo atual entrega 190 cv e 43,9 kgfm. A transmissão pode ser uma manual ou automática, ambas de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá 2025 'agitado' no Brasil com nova L200 e mais lançamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Com nova L200 a caminho, Mitsubishi anuncia R$ 4 bi para Catalão (GO)
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Preços da Fiat Titano, Flagra do VW Nivus e mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nova Mitsubishi L200 Triton é registrada no Brasil e será nacional