A Mitsubishi promete fazer de 2025 um de seus anos mais agitados no Brasil em termos de lançamentos. Em bate-papo com durante o Motor1.com Podcast, o CEO da HPE Automotores, Mauro Correia, confirmou a chegada de uma série de novidades no ano que vem e adiantou que os R$ 4 bilhões investidos na fábrica de Catalão (GO) terão impacto significativo na trajetória nacional da marca. A nova geração da L200 Triton será a primeira grande novidade.
De acordo com Correia, a picape já está em fase avançada de testes no Brasil (tanto é que protótipos camuflados têm sido constantemente flagrados) e não deve demorar para ser oficialmente lançada por aqui. Datas específicas não foram reveladas, mas tudo indica que a estreia nacional será no início de 2025, abrindo o calendário para a chegada de uma série de outras novidades na sequência.
Totalmente repaginada, a nova geração da L200 Triton mede 5.360 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.815 mm de altura e conta com entre-eixos de 3.130 mm. Ou seja, é 8 centímetros mais longa, 9 cm mais larga, 2 cm mais alta que a anterior, com entre-eixos 13 cm maior. A nova linhagem será produzida no Brasil logo de cara, já dentro do pacote de investimentos de R$ 4 bilhões que será aplicado até 2032.
Sob o capô, o motor 2.4 turbodiesel da L200 Triton passou por uma série de alterações na versão usada no mercado global e oferece três configurações: 149 cv e 33,6 kgfm; 183 cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm. A transmissão pode ser uma manual ou automática, ambas de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida. A fabricante ainda não fala sobre os números para o Brasil, lembrando que o modelo atual entrega 190 cv e 43,9 kgfm.
Outlander PHEV
Ainda no podcast, Correia afirmou que a Mitsubishi lançará inédito veículo híbrido plug-in no Brasil em 2025. A identidade do carro não foi revelada, mas tudo indica que será o Outlander PHEV já vendido em mercados do exterior. O modelo tem conjunto formado por motor 2.4 a gasolina de 131 cv com mais dois propulsores elétricos de 85 kW (113 cv) e 100 kW (134 cv) de potência. A bateria de 20 kWh promete autonomia no modo elétrico de até 87 km pelo ciclo WLTP.
Pajero Sport reestilizado
Correm por fora ainda o lançamento da reestilização do Pajero Sport, já lançada na Ásia, e a chegada de modelo inédito no Brasil. Este último, guardado a sete chaves, pode ser o SUV compacto XForce, lançado na Indonésia em meados do ano passado. O modelo representa a Mitsubishi contra rivais como Hyundai Creta e Honda HR-V e promete alcance comercial global. Tem 4.390 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.660 mm de largura, além 22 centímetros de distância do solo.
Xforce já concorre com Creta e HR-V no exterior
Correia também disse que discute com a matriz do Japão a ampliação dos trabalhos de engenharia e desenvolvimento no Brasil, levando em conta principalmente a expertise da equipe nacional. "Os japoneses já entenderam que é melhor produzir na região do que importar do Japão ou da Tailândia", disse. Além disso, a HPE trabalha forte na implementação de um programa de exportações do Brasil para outros países da América Latina, assim como já fazem outras grandes montadoras instaladas aqui.