A HPE Automotores, representante da Mitsubishi Motors no Brasil, acaba de anunciar um novo plano de investimentos de 4 bilhões de reais até 2032 na fábrica da empresa localizada em Catalão (GO). O montante será direcionado para diversas adequações na unidade industrial para a produção de novos produtos da marca.

A HPE confirmou que o dinheiro será direcionado para o lançamento de novos produtos. Um dos que já estão prometidos para produção nacional é a nova geração da picape L200. A empresa ainda afirmou que aporte também será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e flex. Hoje, o Eclipse Cross utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina que seria um candidato a receber o sistema eletrificado e capaz de rodar com etanol. A marca também já testa a nova geração do Outlander híbrido PHEV no Brasil.

Mitsubishi Eclipse Cross 2024

“É um orgulho imenso trazer uma excelente notícia para a nossa marca no Brasil, em especial para a população da região de Catalão. Estamos no país há mais de 30 anos, 25 deles com nossa fábrica em Catalão. Somos a única marca no país a produzir picapes de tecnologia japonesa em solo nacional. Ao longo dos anos, nos firmamos como sinônimo de robustez e qualidade em todos os tipos de terrenos. Os próximos oito anos serão muito empolgantes para a nossa marca”, afirma Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores.

O plano de investimentos também contempla o financiamento de pesquisas e estudos para a criação de sistemas de produção mais sustentáveis e treinamentos constantes para a adequação e capacitação dos operários da fábrica. Vale lembrar que a HPE Automotores tem capital 100% nacional. Atualmente, a marca comercializa cerca de 22 mil veículos por ano e gera cerca de dois mil empregos diretos e outros dez mil indiretos.

“Os investimentos também proporcionarão mudanças muito benéficas para parte importante da força de trabalho na região de Catalão, cuja principal atividade econômica está na indústria automotiva. Por meio deles, teremos profissionais cada vez mais capacitados e aptos a se desenvolverem dentro de suas carreiras dentro desse segmento”, completa o executivo.

Galeria: Mitsubishi L200 Triton 2024 ao vivo

O que sabemos sobre a nova Mitsubishi L200?

Apresentada mundialmente em julho passado, a nova geração da Mitsubishi L200 Triton já está de malas prontas para o Brasil. A picape média será produzida em Catalão (GO), como confirmado por Mauro Correia, CEO da HPE Automotores durante o Salão de Tóquio (Japão) do ano passado.

Enquanto trabalha na homologação da caminhonete, a fabricante já fez o registro do desenho industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A expectativa é que chegue às lojas somente em 2025, já nacionalizada.

A motorização será formada pelo conhecido 2.4 turbodiesel que equipa a geração anterior ainda disponível nas lojas no Brasil. A diferença é que recebeu algumas alterações e que, nos outros países, possui três configurações diferentes: 149 cv e 33,6 kgfm; 183cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm.

É possível que seja diferente por aqui, pois a picape já entrega 190 cv e 43,9 kgfm, uma calibração que não estava disponível em nenhum outro mercado. Correia adianta que o motor estará pronto para as regras do Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025. A transmissão deve ser uma manual e uma automática, ambas de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com