Após a divulgação prévia de teasers e detalhes do interior, a Porsche finalmente oficializa nesta sexta-feira (24) a apresentação do esperado Panamera 2024. O modelo atual foi apresentado no mercado internacional em 2016 e passa por atualizações tão profundas que a própria marca o anuncia com status de nova geração.
Assim como aconteceu com o Cayenne 2024, o facelift contemplou trabalhos consideráveis de desenvolvimento e, na prática, dignos de um veículo de nova linhagem. Além do visual, a Porsche aperfeiçoou aspectos da dinâmica, suspensão e atualizou todo o pacote tecnológico com o que há de mais moderno dentro da marca.
No visual, o Panamera 2024 possui entrada de ar adicional acima da placa dianteira (necessária para resfriar os motores atualizados), novos contornos nas janelas e faróis em LED Matrix Design de série em todas as versões. Além disso, há paleta de cores com mais tonalidades e rodas redesenhadas para cada versão.
Por dentro, o console central renovado moveu o seletor de marcha para a direita do volante, assim como no Taycan e Cayenne. Um display opcional de 10,9 polegadas para o passageiro também está disponível, permitindo que o carona veja os dados de desempenho do veículo, altere as configurações de entretenimento ou assista vídeos, por exemplo.
Na gama 2024, a Porsche distingue o Panamera Turbo E-Hybrid do resto da linha com elementos exclusivos dentro do pacote Turbonite. A novidade dispensa o tradicional dourado do logotipo da marca e adiciona diversos detalhes internos e externos em bronze escurecido.
Na mecânica, a Porsche oferecerá o Panamera 2024 com quatro motorizações E-Hybrid diferentes, incluindo o todo-poderoso Panamera Turbo E-Hybrid. Neste caso, destaque para o motor 4.0 V8 biturbo renovado associado a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 25,9 quilowatts-hora. A potência total é de 680 cv e o torque de 94,7 kgfm, enviados para as quatro rodas por meio da transmissão PDK de 8 marchas. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 96 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 314 km/h.
Já o Panamera e o Panamera 4 contam com motor 2.9 V6 turbo 353 cv e 50,8 kgfm de torque - aumento de 23 cv e 5 kgfm, respectivamente. O V6 pode impulsionar o modelo normal a 96 km/h em 5 segundos e a velocidade máxima de 272 km/h. O Panamera 4 com tração integral pode alcançar o mesmo feito em 4,7 segundos, atingindo 270 km/h.
Além disso, todas as versões do Panamera 2024 vêm de fábrica com suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management. Opcional mas versões E-Hybrid, o sistema Porsche Active Ride mantém a carroceria ainda mais estável e até compensa movimentos de inclinação e rotação do veículo. O eixo traseiro com esterçamento também é opcional.
Para os interessados, o Panamera 2024 já está disponível para encomendas em mercados da Europa, Oriente Médio e América do Norte. A produção segue concentrada na fábrica de Leipzig, Alemanha.
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