Lançado no início deste ano, o Panamera atual ainda tem uma longa vida útil pela frente. Em conversa com a Autocar, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche confirmou os planos para um modelo totalmente elétrico.

Michael Steiner disse à revista britânica que a dualidade do modelo ecoará com a do SUV Cayenne: "O novo é totalmente elétrico, mas durante toda a sua vida útil teremos a versão a combustão em paralelo. O mesmo acontecerá com o Panamera".

Considerando que a data de lançamento do Panamera elétrico ainda nem foi anunciada e que o modelo a combustão estará disponível durante o ciclo de vida do elétrico, o carro a gasolina provavelmente continuará à venda na próxima década. Mas onde o Panamera eletrificado se encaixará na linha da Porsche? Com base em uma declaração anterior feita pelo CEO Oliver Blume, o carro poderia se encaixar acima do Taycan: "Acho que poderia funcionar [ter os dois elétricos] porque eles estão atuando em segmentos diferentes. O Panamera está um degrau acima do Taycan".

2025 Porsche Panamera GTS
Porsche

A Porsche já aplicou essa estratégia de manter modelos a gasolina e elétricos com os modelos da família Macan. Bem, mais ou menos isso. O crossover com motor convencional sai de linha em 2026. Enquanto isso, ele já foi descontinuado na Europa porque não está mais em conformidade com uma lei de segurança cibernética mais rigorosa que entrou em vigor no início deste ano.

Pelo mesmo motivo, o 718 Boxster e o 718 Cayman não estão mais à venda na União Europeia (UE). A dupla de carros esportivos continua disponível em outros mercados, mas também será aposentada em algum momento de 2025 para dar lugar a substitutos elétricos.

A Porsche ainda espera atingir sua meta de que os veículos elétricos representem 80% das vendas até 2030 e está renovando os produtos para preparar o caminho. Um grande SUV de três fileiras que será lançado no final desta década com propulsão exclusivamente elétrica. No entanto, a empresa sediada em Zuffenhausen, na Alemanha, está um pouco mais cautelosa em termos de transição para veículos elétricos, agora que percebeu que "essa mudança será mais lenta em muitos mercados", de acordo com Steiner.

2025 Porsche Panamera GTS
Porsche

Ele também acredita que o combustível sintético poderia ajudar durante essa mudança gradual de modelos a gasolina para elétricos utilizando combustíveis sintéticos: "Até o final da década poderá haver uma parcela significativa de combustível sintético em uso. Poderíamos, pouco a pouco, galão a galão, substituir o combustível fóssil pelo combustível sintético por meio de uma mistura de ambos."

Desde dezembro de 2022, a Porsche vem produzindo combustível sintético em uma fábrica no Chile. Para relembrar, espera-se que o motor de combustão ganhe uma nova vida na União Europeia, pois as vendas de novos carros com combustível fóssil poderão continuar após 2035, desde que sejam movidos a combustível neutro em carbono. No entanto, o CEO da BMW, Oliver Zipse, está preocupado com o fato de a legislação que envolve o uso de combustíveis sintéticos poder se tornar uma "solução falsa".

"Atualmente, há muitas indicações de que a Comissão da UE está se esforçando para encontrar uma solução falsa, na qual a proibição dos motores de combustão seja relaxada simplesmente pela abertura ostensiva aos combustíveis sintéticos. No entanto, se ela não fizer nada para acelerar o aumento dos combustíveis com baixo teor de CO2 e tornar seu uso viável, isso seria uma proibição deliberada dos motores de combustão pela porta dos fundos."

Seja qual for o caso, a Porsche não está abandonando o desenvolvimento de motores de combustão. Steiner disse que os investimentos continuarão a ser feitos em modelos V6 e V8 para atender às regulamentações de emissões mais rígidas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com