A Jeep lançou uma série de atualizações para seus SUVs Wagoneer e Grand Wagoneer, sendo a maior delas a descontinuação do motor Hemi V8. A partir de agora, a única opção de trem de força para a dupla de SUVs da marca nos EUA será o motor Hurricane 6 biturbo da Stellantis. 

"O Hurricane 6 (versão de 420 cv) vem de série em toda a linha Wagoneer", disse um porta-voz da Jeep ao Motor1. Embora isso não diga nada sobre o V8 diretamente, o próprio configurador da Jeep para o Wagoneer e Grand Wagoneer 2024 nos EUA não tem mais o Hemi nem como opcional.

Para o Wagoneer de entrada e o Wagoneer L, com distância entre eixos longa, o motor de seis cilindros em linha já tem 420 cv de potência, superando o 5.7 V8 aspirado, que entregava 392 cv básico. A Jeep ainda diz que o novo propulsor turbo é até 15% mais eficiente do que o oito cilindros naturalmente aspirado. No Grand Wagoneer, o mesmo motor é avaliado entrega 510 cv.

ET024_067EP

Como antes, o Wagoneer normal tem três níveis disponíveis de sistemas de tração nas quatro rodas Quadra-Trac, incluindo uma versão com uma caixa de redução e um diferencial eletrônico de deslizamento limitado na traseira. Há também suspensão a ar para o modelo como opcional.

Apesar da perda da potência do V8, a Jeep ainda diz que o Wagoneer tem o melhor índice de reboque da categoria, com capacidade para puxar mais de 4,5 toneladas na linha 2024, a maior de qualquer SUV à venda atualmente. A empresa não forneceu números atualizados de capacidade de reboque para o Grand Wagoneer.

A configuração Grand Wagoneer II também está sendo substituída em 2024 por um novo acabamento chamado Grand Wagoneer Obsidian. Ele acrescenta algumas peças pretas de acabamento externo e um conjunto de rodas polidas de 22 polegadas com inserções pretas.

A perda do V8 do Wagoneer e do Grand Wagoneer significa que há apenas dois Jeep que ainda podem ser encomendados com um motor V8 nos EUA: o Grand Cherokee L e, curiosamente, o Jeep Wrangler Rubicon 392. Se você sempre sonhou em ter um Jeep novo com oito cilindros, sugerimos que faça seu pedido logo. Porque esses carros não estarão aqui para sempre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com