Em janeiro de 2023, a Toyota anunciou grandes mudanças em sua estrutura executiva. Akio Toyoda deixou seu cargo de CEO para se tornar o presidente da empresa, e agora estamos aprendendo um pouco sobre os desafios e preocupações que ele enfrentou durante seu mandato. No Japan Mobility Show, Toyoda respondeu a perguntas de representantes de concessionárias, jornalistas e outros convidados. Algumas dessas respostas foram bastante francas.
Em algumas ocasiões, Toyoda falou sobre como foi difícil para ele mudar a forma como a empresa operava em termos de desenvolvimento de novos produtos. Esse foi um processo que ele iniciou há 14 anos, quando a Lexus apresentou o então novo GS e o retorno predominante foi de que a marca era sem graça. Ele também ouviu as reações dos fabricantes de automóveis europeus que testavam novos veículos em Nurburgring (ALE), que observavam os projetos da Toyota não seriam capazes de ter a mesma performance em pista.
Essa era apenas a ponta do iceberg. Convencido de que a empresa precisava evoluir e desenvolver carros mais interessantes, Toyoda trabalhou com os executivos e engenheiros da Toyota e os tornou mais receptivos às suas preocupações. Naquela época, Toyoda também começou a testar pessoalmente a maioria dos novos veículos da marca, dando feedback direto ao departamento de pesquisa e desenvolvimento.
Atualmente, a Toyota é uma marca muito diferente da que era quando Toyoda se tornou CEO, oferecendo produtos interessantes como o Supra, o Yaris GR e até mesmo a nova linha Crown. Aqui no Brasil, a Toyota Hilux GR-Sport e o GR Corolla representam esse esforço da companhia. Mas, com a mudança de direção, surgem novos temores. O presidente da empresa teme que as coisas possam voltar ao que eram quando ele entrou em cena há 14 anos.
"Tenho medo constante de que a Toyota volte a ser uma empresa comum, ordinária", disse ele, de acordo com o Toyota Times. "Quando esse medo se espalhar para muitas pessoas, será tarde demais. Mesmo com o título de presidente, levei 14 anos para mudar a Toyota, mas as coisas podem se reverter em um piscar de olhos."
Fonte: Toyota Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida