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Presidente da Toyota teme que a marca volte a ser apenas "ordinária"

Akio Toyoda, antigo CEO da marca, passou 14 anos "construindo a força para fazer os outros felizes"

Toyota FT-Se concept

Em janeiro de 2023, a Toyota anunciou grandes mudanças em sua estrutura executiva. Akio Toyoda deixou seu cargo de CEO para se tornar o presidente da empresa, e agora estamos aprendendo um pouco sobre os desafios e preocupações que ele enfrentou durante seu mandato. No Japan Mobility Show, Toyoda respondeu a perguntas de representantes de concessionárias, jornalistas e outros convidados. Algumas dessas respostas foram bastante francas.

Em algumas ocasiões, Toyoda falou sobre como foi difícil para ele mudar a forma como a empresa operava em termos de desenvolvimento de novos produtos. Esse foi um processo que ele iniciou há 14 anos, quando a Lexus apresentou o então novo GS e o retorno predominante foi de que a marca era sem graça. Ele também ouviu as reações dos fabricantes de automóveis europeus que testavam novos veículos em Nurburgring (ALE), que observavam os projetos da Toyota não seriam capazes de ter a mesma performance em pista.

Galeria: Toyota GR Supra 2024

Essa era apenas a ponta do iceberg. Convencido de que a empresa precisava evoluir e desenvolver carros mais interessantes, Toyoda trabalhou com os executivos e engenheiros da Toyota e os tornou mais receptivos às suas preocupações. Naquela época, Toyoda também começou a testar pessoalmente a maioria dos novos veículos da marca, dando feedback direto ao departamento de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, a Toyota é uma marca muito diferente da que era quando Toyoda se tornou CEO, oferecendo produtos interessantes como o Supra, o Yaris GR e até mesmo a nova linha Crown. Aqui no Brasil, a Toyota Hilux GR-Sport e o GR Corolla representam esse esforço da companhia. Mas, com a mudança de direção, surgem novos temores. O presidente da empresa teme que as coisas possam voltar ao que eram quando ele entrou em cena há 14 anos.

"Tenho medo constante de que a Toyota volte a ser uma empresa comum, ordinária", disse ele, de acordo com o Toyota Times. "Quando esse medo se espalhar para muitas pessoas, será tarde demais. Mesmo com o título de presidente, levei 14 anos para mudar a Toyota, mas as coisas podem se reverter em um piscar de olhos."

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