Apesar do fracasso vivido pela Mercedes-Benz com a finada Classe X, montadoras do segmento premium ainda parecem realmente interessadas em entrar no segmento de picape. É o caso da Lexus, divisão de luxo da Toyota, que expressou recentemente o desejo de se aventurar na categoria no futuro.

Durante conferência realizada no Japão, o chefão da empresa, Takashi Watanabe, disse que a entrada da marca no mercado de picapes depende da demanda dos consumidores. Em outras palavras, afirmou que se os clientes quiserem a Lexus produzirá sim uma caminhonete. “Se houver uma forte procura dos consumidores… de que a Lexus lance uma picape… é uma questão de possibilidade no futuro. Não negaremos (aos clientes) uma picape Lexus", declarou.

Lexus GX 2024

Watanabe disse ainda que, caso receba luz verde, a inédita picape Lexus não será baseada em nenhum veículo já existente da Toyota. Ou seja, não será rebadge de Hilux, Tacoma ou Tundra. Na prática, a marca apostaria em uma caminhonete puramente elétrica e não a ofereceria com motores a combustão. O objetivo seria alcançar um público mais amplo e buscar clientes fora do radar tradicional de picapes.

Apesar de a ideia ser incomum, não é de hoje que a Lexus se aventura por segmento pouco convencionais. Exemplo claro disso é a minivan LM. O modelo foi lançado originalmente em 2019 com foco comercial voltado especialmente para a China. Hoje, já está na segunda geração e ganhou capilaridade ao ponto de ser oferecido em mais de 60 países, incluindo Japão, Austrália e alguns mercados europeus.

Além disso, a Lexus tem ampla tradição no segmento de SUVs e poderia facilmente emplacar a inédita picape na fama de robustez e durabilidade de seus utilitários. Apesar das declarações, Watanabe afirmou que o projeto no momento ainda não existe (só se houver demanda).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com