O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) anunciou o início de uma nova recomendação nesta semana por lá. A sugestão é de que Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) exija a instalação de tecnologia de assistência inteligente à velocidade (ISA) nos carros novos, que avisaria o motorista quando o veículo estiver cometendo excesso de velocidade.

Há dois tipos de sistemas ISA: passivo e ativo. O passivo, que é o que o NTSB deseja, avisa o motorista sobre a velocidade excessiva do veículo acima do limite estabelecido por meio de alertas visuais, auditivos ou táteis. Os sistemas ativos são mais intrusivos, dificultando, mas não impossibilitando, a ultrapassagem do limite de velocidade indicado. Outros sistemas ISA ativos podem impedir totalmente que os motoristas ultrapassem o limite de velocidade. Exemplos específicos de tais sistemas ativos não foram mencionados no anúncio do NTSB.

A agência solicitou a 17 fabricantes de automóveis, incluindo Toyota, General Motors e Ford, que instalassem ISAs passivos em seus veículos novos. O Motor1.com entrou em contato com várias delas, perguntando se seguiriam a recomendação da agência ou se teriam algum comentário a respeito. Atualizaremos este artigo se recebermos respostas.

Sistemas integrados de segurança ZF

Os ISAs não são novos, pois os motoristas usavam sistemas rudimentares na França já na década de 1980, mas eles exigiam que o motorista definisse um limitador. Atualmente, os sistemas modernos são exigidos por lei na Europa, que os obrigou a serem instalados em veículos novos a partir do ano modelo de 2022. Os sistemas dependem de câmeras e bancos de dados de reconhecimento de sinais de trânsito.

A agência também recomendou que a NHTSA desenvolva diretrizes para os estados que os ajudariam a implementar programações de ISA para infratores reincidentes, mas nem todas as recomendações do NTSB são sobre mais vigilância. O órgão também quer que a agência federal encontre maneiras de reduzir a reincidência de motoristas em excesso de velocidade. O órgão também quer que a NHTSA informe o público sobre os benefícios dos sistemas ISA.

A recomendação do NTSB foi feita após a investigação de um acidente fatal próximo a North Las Vegas no início de 2022. Um Dodge Challenger em alta velocidade avançou um sinal vermelho e entrou em um cruzamento a mais de 160 km/h. Ele colidiu com outros cinco veículos, matando nove pessoas. Em 2021, os EUA sofreram 12.330 fatalidades relacionadas ao excesso de velocidade, de acordo com a agência.

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