Em dezembro de 2020, a Volkswagen deixou de comercializar o Golf de sétima geração no Brasil. Com isso, deixou também de vender seu esportivo mais icônico, o Golf GTI. A versão esportiva do hatch continuou no catálogo da oitava geração oferecida globalmente, mas ainda não existiam planos de trazê-lo para cá na época, muito menos o Golf R, versão mais potente do modelo.
No entanto, esse cenário pode mudar. Depois do lançamento de modelos como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, viu-se que há espaço para carros de alta performance derivados de modelos médios. E, aparentemente, a Volkswagen também teria percebido isso. Ciro Possobom, CEO da Volkswagen para o Brasil, fez algumas declarações a esse respeito durante entrevista exclusiva que você pode assistir na última edição do Motor1.com Podcast.
Volkswagen Golf R
De acordo com o executivo, o Golf GTI e possivelmente até a versão R estariam sendo estudados para o mercado brasileiro novamente: "O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar. O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano".
Apesar de o Golf GTI ser o carro mais conhecido, a versão R poderia ser a mais indicada para esta nova era de esportivos no mercado brasileiro. Tanto o Civic Type R quanto o GR Corolla entregam cerca de 300 cv de potência, sendo que o segundo tem até tração integral. O atual Golf GTI entrega 235 cv a partir de seu 2.0 turbo e tem apenas tração dianteira.
Volkswagen Golf GTI
Com o mesmo propulsor, o Golf R já entrega 315 cv de potência e tem tração integral. Mas pode haver um obstáculo: enquanto os futuros rivais da Toyota e da Honda usam câmbio manual. A dupla cobra mais de R$ 400 mil reais, são importados e focam em um público mais entusiasta.
Enquanto é de se esperar que um futuro Golf GTI chegue com preços elevados, dado que será importado, também não seria surpresa se o Golf R chegasse com valores similares aos de Civic Type R e GR Corolla. No entanto, há rumores de a Volkswagen deixará de oferecer a transmissão manual tanto no GTI quanto no R, com a dupla sendo equipada somente com o câmbio DSG de dupla embreagem e sete velocidades a partir de 2024. Pode ser uma vantagem para o público mais geral, mas não teria tanto apelo para os entusiastas brasileiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito