O novo Volkswagen Golf GTI Clubsport será lançado oficialmente em 31 de maio. Se você é do tipo impaciente, não se preocupe, a VW tem algumas fotos para você agora mesmo. Vimos alguns teasers até o momento e, embora as imagens aqui ainda sejam tecnicamente teasers, há pouco para a imaginação. Visualmente falando, pelo menos.

O Golf GTI Clubsport não é um GTI com alguns ajustes de suspensão e um emblema. Ele usa um novo painel e faróis atualizados na frente, e o grande emblema da Volkswagen na grade também se ilumina. Na traseira, há um grande spoiler no teto que fica acima das novas lanternas e um painel traseiro semelhante ao do Golf R, embora com tubos de escapamento simples nos cantos. Ele é montado em novas rodas de 19 polegadas, com rodas forjadas Warmenau pesando 7,7 kg disponíveis como opcionais.

Galeria: Volkswagen Golf GTI Clubsport 2024 - Teaser

A versão de quase-produção apresentada aqui ainda está escondida com adesivos, mas dá para ter uma ideia geral de sua aparência. As mudanças mecânicas ainda são, em grande parte, um mistério, embora a VW prometa que o Clubsport será o GTI com tração dianteira mais potente de todos. O gerenciamento da potência é feito por um bloqueio do diferencial dianteiro controlado eletronicamente, enquanto o controle de chassi adaptativo DCC é opcional. Há também um modo de condução especial exclusivo para o Clubsport, voltado especificamente para completar voltas em Nürburgring. Apropriado, considerando que é lá que a VW vai estrear esse novo hot hatch.

Embora não saibamos quantos cavalos-vapor de potência estão sob o capô, será mais do que os atuais 244 cv do GTI. A VW anunciou um carro de corrida único GTI Clubsport 24h que produzirá 347 cv. Não esperamos que o Clubsport de produção atinja um número tão elevado - ele é ajustado para funcionar com combustível E20, entre outras atualizações. Mas isso certamente nos faz pensar até onde a VW irá com seu GTI voltado para a pista. Talvez o Honda Civic Type R, de 319 cv, possa estar em sua mira. Vale lembrar que o Clubsport da geração anterior tinha 330 cv, então terá ao menos a mesma potência.

Descobriremos com certeza no final deste mês. A VW estará em Nürburgring para a corrida de 24 horas da ADAC, estreando o Clubsport e competindo com o Clubsport 24h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com