Símbolo da indústria automobilística do Japão, a Toyota comemora a realização importante feito histórico alcançado em 88 anos de existência: a produção de nada menos que 300 milhões de veículos. A trajetória da marca na fabricação de carros foi iniciada em agosto de 1935 com a montagem da picape G1 e, desde então, a empresa tem firmado posição como uma das maiores do mundo no setor.

Os trabalhos iniciais foram desenvolvidos pela Toyoda Automatic Loom Works, fundada em 1926 com foco na fabricação de teares automáticos. Em 1937, o departamento automotivo independente foi desmembrado, criando a divisão de produção de automóveis que conhecemos hoje como Toyota Motor Corporation. Curiosamente, a Toyota Industries fabrica teares automáticos até hoje.

Toyota Corolla GR-S 2024

Nestas quase 9 décadas de história, a Toyota montou pouco mais de 180 milhões de carros em suas fábricas do Japão e aproximadamente 120 milhões nas unidades que mantém em diversos países mundo afora (incluindo Brasil, Argentina, África do Sul, França, China, Tailândia, Reino Unido, Estados Unidos e outros).

Como esperado, o Corolla é o veículo mais popular e soma 53,39 milhões de unidades produzidas no montante total de 300 milhões. À venda desde 1966, o modelo constituiu família e assumiu variados estilos de carroceria ao longo das décadas, desde sedã e hatchbacks até peruas e cupês, além de ocasionais minivans e, agora, SUV.

Em 2022, com 10,5 milhões de veículos entregues, a Toyota foi a montadora mais vendida no mundo pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, emplacou três carros entre os cinco mais vendidos no mundo: RAV4 (1º lugar, com 1.015.700 unidades), Corolla (2º lugar com 991.600 unidades) e Camry (5º lugar com 673.300 unidades).

Além do vasto portfólio global que mantém, a Toyota planeja expandir a gama com novidades importantes para os próximos anos. No Japan Mobility Show, a marca atiçou o público apontando para a chegada nos próximos anos de inédita picape monobloco, esportivo elétrico e versão EV do icônico Land Cruiser.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com