Após décadas de produção e tradição no segmento, a Volvo confirma que definitivamente abandonará o mercado de carros a diesel. Em comunicado, a marca anunciou que a partir do ano que vem deixará de produzir veículos equipados com motores do tipo, de modo a focar na estratégia de eletrificação e redução de emissões.

A Volvo fez o anúncio durante a Semana do Clima de Nova York com a seguinte declaração: “Daqui a alguns meses, o último carro Volvo movido a diesel terá sido construído, tornando a empresa uma das primeiras fabricantes de automóveis a dar este passo”.

Volvo XC90 diesel 2017

A decisão representa uma mudança e tanto dentro da história da Volvo. Até 2019, por exemplo, a maioria dos veículos vendidos pela marca na Europa eram movidos a diesel. Por sua vez, os elétricos representavam uma percentagem muito pequena nas vendas totais. Hoje, a tendência se inverteu e a maioria dos carros Volvo vendidos na região são totalmente elétricos ou híbridos do tipo plug-in.

A marca citou a mudança na demanda do mercado, as regulamentações de emissões mais rigorosas e seu foco na eletrificação como as principais razões que aceleraram a decisão. Embora os motores diesel emitam menos CO2 em comparação com os motores a gasolina, são responsáveis por emitir mais óxido de azoto (NOx) - o que tem efeito bastante negativo na qualidade do ar.

Novo Volvo EX30 chega ao Brasil

EX30 é a mais nova aposta elétrica da Volvo

A Volvo já declarou que deverá se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2030 e pretende alcançar a neutralidade em carbono até 2040. No ano passado, a empresa encerrou o desenvolvimento de novos motores de combustão – gasolina ou diesel – confirmando o seu foco na eletrificação. Nesse contexto, o CEO Jim Rowan afirmou: “Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões".

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com