Considerado um dos modelos mais antigos da Toyota ainda em produção no mundo, o icônico Land Cruiser Série 70 recebeu importantes retoques visuais e mecânicos recentemente. As novidades foram inicialmente apresentadas para as versões civis, ainda vendidas em países como Japão e Austrália, e acabam de chegar agora às variantes especiais usadas em ações humanitárias pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Batizado de GDJ76, o Land Cruiser renovado servirá às organizações de ajuda humanitária com dianteira redesenhada. A lista de novidades inclui grade com formato mais amplo, faróis arredondados (eram quadrados no anterior), capô com vincos mais destacados, novas luzes de posição, entre outros. A cabine mudou menos e ganhou apenas novo volante (semelhante ao da Hilux) e leves modificações no acabamento.

Toyota Land Cruiser Série 70 da ONU

A maior novidade fica por conta da motorização, que foi especialmente substituída no GDJ76. Sai de cena o antigo motor 6 cilindros turbodiesel de 130 cv e entra em ação o conhecido 2.8 turbodiesel amplamente utilizado pelos utilitários da Toyota. É o mesmo da Hilux e do SW4, sendo capaz de entregar 204 cv de potência e economia de combustível na casa dos 30% em relação ao anterior.

Além disso, atende aos padrões anti-poluição Euro4 exigidos por muitos países onde o modelo será usado. O câmbio é sempre automático de 6 marchas, com tração 4x4 operada pelo sistema Toyota Active Traction Control (A-TRAC). O acionamento é feito por alavanca - método considerado mais confiável para uso severo.

Apesar de mais eficiente, o novo motor reduziu o espaço dentro do compartimento do motor e irá demandar da Toyota novas soluções para atender demandas específicas de uso. É o caso da adoção de baterias duplas, alternadores maiores e sistemas de refrigeração específicos para para transporte de vacinas.

Toyota Land Cruiser Série 70 da ONU

Curiosamente, os Toyota destinados às organizações de ação humanitária não são produzidos no Japão. A montagem acontece em Gibraltar (território ultramarino britânico na costa sul da Espanha) pelas mãos da Toyota Gibraltar Stockholdings - modificadora especializada em veículos de frota. Da Série 70, das fotos, a versão mais produzida é a Wagon com capacidade para levar até 10 passageiros.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com