Adiantada pelos conceitos IMV 0 Concept e Rangga Concept, a nova aposta acessível da Toyota para o segmento de picapes parece pronta para chegar ao mercado. Batizada de Hilux Champ, pegando carona na imagem da picape média líder de vendas global, a nova caminhonete terá proposta simples, voltada ao trabalho e de fácil adaptação para diferentes tarefas e necessidades.

Trata-se de uma proposta de veículo comercial urbano, menor e mais simples do que a Hilux. O interessante é que o projeto toma como base a mesma plataforma da Hilux atual, permitindo produção compartilhada na mesma linha de montagem. A plataforma é a conhecida arquitetura IMV, com carroceria sobre chassi, feixe de molas na traseira e tração traseira ou 4x4.

Toyota Hilux Champ - Flagra

Na apresentação dos conceitos, a Toyota descreveu a nova picape como "projetada para apoiar o crescimento econômico e a mobilidade para todos". A ideia será deixar a arquitetura modular TNGA-F para modelos como Land Cruiser e Tacoma e manter a base IMV viva em modelos mais baratos e destinados para mercados emergentes. Com isso, será possível reduzir custos e oferecer veículos com preços competitivos.

Desde o lançamento dos protótipos, a Toyota demonstrou que a Hilux Champ será versátil e permitirá diversas aplicações, incluindo carga, furgão e até ambulância. De acordo com a imprensa asiática, a produção será iniciada no mês que vem na Tailândia e abastecerá diversos outros mercados asiáticos. Detalhes do carro final podem ser vistos nestas imagens de flagra, que confirmam também o batismo adotado.

 

Além disso, há previsão para produção em outros mercados onde a atual Hilux é produzida. É o caso da África do Sul. Executivos da marca no país já deram a entender os planos, falando em "atender a demanda de países do continente africano". O objetivo será manter os principais atributos da irmã, como durabilidade e resistência, mas com preços bem mais acessíveis.

Outra possibilidade é a produção na Argentina (país que também fabrica a Hilux atual). De acordo com a imprensa do país vizinho, a Hilux Champ é um dos projetos que a Toyota está analisando para produção na fábrica de Zárate.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com