A Hyundai parece ter optado por realizar o lançamento da nova geração do Santa Fe no mercado internacional de forma escalonada. Prova disso foi a divulgação de informações iniciais julho, posteriormente em agosto e, agora em outubro, os detalhes finais sobre a configuração híbrida. Em especial, a marca revela dados de potência e consumo, evidenciando a eficiência do novo conjunto.
Sob o capô, a marca explica que o Santa Fe Hybrid 2024 combina motor 1.6 TGI a gasolina de 180 cv e com propulsor elétrico de 47,7 kW (65 cv). Ao todo, o conjunto desenvolve potência total de 235 cv e torque máximo de 37 kgfm. Além disso, está sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas, que conta com conversor de torque assim como no Tucson Hybrid.
Dados oficiais indicam consumo de 14,3 km/l nas configurações com tração integral AWD e rodas de 20 polegadas, bem como 15,6 km/l nas versões de tração dianteira com rodas aro 18. Na Coreia do Sul, onde já está sendo vendido, o Santa Fe Hybrid 2024 tem preços a partir de 40.310.000 won (algo em torno de R$ 150.000 numa conversão direta).
Na comparação com a geração anterior, o Santa Fe 2024 teve entre-eixos ampliado de 2.765 mm para 2.815 mm e comprimento espichado de 4.785 mm para 4.830 mm. A largura 1.900 mm é a mesma nas duas linhagens, enquanto a altura varia de 1.720 mm a 1.780 mm, dependendo do rack de teto. O peso total oscila entre 2.060 e 2.295 kg, dependendo da versão.
Na cabine, a Hyundai diz que há muito mais espaço. O vão para as pernas na segunda fileira aumentou em 35 mm para 1.075 mm, na terceira fileira em 15 mm para um total de 761 mm. O espaço em altura na terceira fileira aumentou em 69 mm, chegando a 958 mm. Os assentos da segunda e terceira fileiras na posição dobrada formam um piso plano e acomodam duas camas, diz a marca.
Opcionalmente, as fileiras do meio podem acomodar duas poltronas individuais com comandos eletrônicos no lugar do banco tradicional de três lugares. O volume do porta-malas no método VDA varia de 725 a 1.275 litros, dependendo do número de assentos.
O painel de linhas retilíneas, combinando com o exterior, tem quadro de instrumentos e sistema multimídia agrupados em duas telas de 12,3 polegadas. O sistema de ar-condicionado conta ainda com uma tela separada sensível ao toque de 6,6 polegadas. Há também botões rotativos tradicionais para ajustar a temperatura. Destaque ainda para o console central de dois andares, cuja parte superior oferece de carregamento sem fio para dois smartphones.
A Hyundai diz ainda que há dois porta-luvas, sendo o superior equipado com desinfetante ultravioleta para esterilizar pertences pessoais. Além disso, todo o acabamento é feito de materiais ecologicamente corretos, incluindo uso de plásticos recicláveis.
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