Foi uma surpresa ver a Toyota lançar um Mirai de segunda geração. O veículo usa tecnologia de célula de combustível a hidrogênio que nunca foi um sucesso de vendas, mas isso não impediu a empresa de investir na tecnologia. No entanto, dois anos depois, a Toyota está mudando o discurso. O Mirai não foi bem-sucedido e a empresa decidiu desenvolver a tecnologia para veículos comerciais.
O diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, disse durante o Japan Mobility Show que tem sido "difícil fornecer" estações de abastecimento de hidrogênio, de acordo com a Autocar. Isso limitou as vendas do Mirai, que "não foi bem-sucedido". De acordo com o Centro de Dados de Combustíveis Alternativos do Departamento de Energia dos EUA, há apenas 57 locais de reabastecimento de hidrogênio nos EUA, todos na Califórnia.
Nakajima disse à publicação que o hidrogênio é mais adequado para carros que se deslocam principalmente entre dois locais, como veículos comerciais. Seu uso geralmente limitado e específico facilitaria o fornecimento de opções estáveis de reabastecimento. A Toyota e a Isuzu anunciaram no início deste mês que as duas desenvolveriam juntas caminhões leves a célula de combustível de hidrogênio.
O Mirai de primeira geração nunca atingiu 2.000 vendas, mas a segunda geração superou essa marca todos os anos desde 2021, o ano de vendas mais altas do modelo. As vendas caíram em 2022 para pouco mais de 2.000, mas estão se recuperando este ano. A Toyota vendeu 2.604 sedãs Mirai até setembro de 2023, um aumento de mais de 80% em comparação com os primeiros nove meses de 2022.
Nem todas as montadoras ainda desistindo da construção de carros de passeio movidos a hidrogênio. A Honda apresentou um crossover baseado no CR-V que possui a tecnologia no início deste mês. Ele será lançado nos EUA e no Japão no próximo ano, mas espera-se que o número limitado de postos de abastecimento restrinja sua disponibilidade e vendas, assim como acontece com o Mirai.
A Toyota e outros fabricantes de automóveis também estão desenvolvendo motores de combustão a hidrogênio. Na semana passada, uma empresa apresentou um novo conceito de motor de corrida que produz 410 cv de potência. No Japan Mobility Show deste ano, a Toyota exibiu um buggy a combustão de hidrogênio projetado em colaboração com a Honda, Suzuki e Kawasaki, que poderia ter um futuro em carros de passeio.
Atualização: A Toyota disse que não comentaria sobre futuros produtos relacionados ao Mirai. A decisão da empresa não afeta a pesquisa e o desenvolvimento de motores de combustão a hidrogênio. A Toyota planeja continuar refinando a tecnologia híbrida de célula de combustível para veículos de passeio.
Fonte: Autocar
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