Aguardado no Brasil desde 2020, pelo menos, o Nissan X-Trail E-Power parece finalmente próximo de desembarcar por aqui. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam unidades do SUV rodando nos arredores de Belo Horizonte (MG). O modelo aparece sem quaisquer disfarces e faz uso de placas verdes (padrão adotado pelas montadoras par identificar veículos em testes).

Já vendido me mercados vizinhos, como a Argentina, o X-Trail de nova geração toma como base a plataforma modular CMF-C/D e adota a mais recente linguagem de design da Nissan, a exemplo do Sentra e do irmão maior Pathfinder. Ao todo, mede 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,72 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos.

 

Por aqui, o X-Trail foi oferecido pela última vez em 2010, pelo menos duas gerações atrás. O lançamento da nova linhagem no nosso mercado é bastante aguardado e tem grandes chances ao longo de 2024. No portfólio da marca, será posicionado acima do Kicks para rivalizar diretamente com o Toyota RAV4 Hybrid e o Honda CR-V de nova geração (que deve chegar em breve).

Para tanto, a Nissan apostará forte na motorização híbrida formada pelo sistema E-Power. O conjunto tem motor 1.5 turbo de três cilindros combinado com dois propulsores elétricos. Nesse esquema, o propulsor a gasolina funciona apenas como gerador elétrico, de modo a alimentar as baterias dos motores elétricos. Estes, por sua vez, são os únicos que transmitem força para as rodas. A marca garante que não há ligação entre o motor térmico e a transmissão.

O primeiro motor elétrico entrega potência de 187 cv e fica instalado no eixo dianteiro, enquanto o segundo desenvolve 126 cv ocupa o eixo traseiro. A potência máxima combinada é de 208 cv, com torque conjunto de 33,6 kgfm. Há ainda tração nas quatro rodas e caixa automática e-Power (com função e-Pedal, para recarregar as baterias nas frenagens). No Japão, o modelo tem consumo divulgado de 21,7 km/litro.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com