Em março de 2022, a Kia anunciou planos para introduzir não uma, mas duas picapes elétricas até 2027. Uma será um modelo "dedicado", com uma plataforma específica, enquanto a outra será uma caminhonete "estratégica" para mercados emergentes, usando uma base em comum com outros veículos da empresa. Além disso, ainda haverá uma picape tradicional, temporariamente conhecida como "Tasman" e que será revelada em 2024
Em conversa com a revista Drive da Austrália, a divisão australiana da Kia confirmou que a estreia mundial está programada para ocorrer em algum momento do próximo ano. A apresentação aconteceria no final de 2024, enquanto a produção começaria na Coreia do Sul no primeiro semestre de 2025, com os revendedores recebendo as primeiras unidades em meados do mesmo ano. Enquanto isso, ainda há testes que precisam ser feitos com protótipos em andamento.
O Tasman definitivamente não será a picape elétrica que mencionamos anteriormente, pois estará disponível com um motor a diesel. A Kia comentou anteriormente que essa picape, com plataforma com longarinas, seria feita para enfrentar outros modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger, voltada para o trabalho. Terá capacidade de carga de 1 tonelada, como é o padrão do segmento e versões de cabine simples e dupla.
O design permanece um mistério, pois apenas algumas mulas de teste foram vistas até agora e todas pareciam usar a carroceria do SUV Mohave com modificações. O utilitário está servindo de base por seu porte e pela construção de carroceria sobre chassi. Foi renovado recentemente, recebendo uma segunda geração em 2019.
De acordo com a Drive, a divisão australiana da Kia está "fortemente envolvida" na fase de desenvolvimento, pois o mercado local representará uma das principais regiões para a fabricante. No entanto, a picape média, conhecida internamente como TK, ainda não foi testado na Austrália, mas planeja realizar testes de validação final no próximo ano.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Drive