BMW inicia produção de scooter elétrica mais barata em parceria com indiana
A CE 02 é fruto de acordo entre a alemã e a TVS e será feita na Índia
A BMW e a indiana TVS Motor Company têm uma longa história com raízes na linha G 310 de entrada da alemã. Hoje, a família mais básica da BMW, composta pela G 310 R, G 310 GS e, mais recentemente, pela G 310 RR, é considerada uma opção premium na Ásia e também por aqui no Brasil. Dito isso, a BMW e a TVS estão dando continuidade à sua parceria no mundo das motocicletas elétricas.
Trata-se da BMW CE 02, uma scooter elétrica compacta e de baixa potência projetada principalmente para a mobilidade urbana. A novidade, desenvolvida em conjunto com a TVS Motor Company, entrou oficialmente em produção na Índia, sendo montada na fábrica da TVS em Hosur, perto de Chennai.
Embora a motocicleta ainda não tenha sido disponibilizada no mercado indiano, ela será exportada primeiro para outros mercados onde o modelo foi anunciado. Por exemplo, nos EUA, está previsto que os preços da CE 02 partam de US$ 7.599, ou cerca de R$ 38,3 mil na conversão direta da moeda pela taxa de câmbio atual.
Tecnologicamente falando, a BMW CE 02 é movida por um motor elétrico com uma potência máxima de 11 kW, ou cerca de 15 cv. O torque é bastante respeitável, chegando a 5,5 kgfm, embora seja provável que pareça muito mais potente do que isso, pois é da natureza de um propulsor elétrico entregar performance em qualquer faixa de rotação. A BMW equipou o modelo elétrico com uma bateria de 2 kWh, o que lhe confere capacidade rodar até 90 km com uma carga.
Em termos de recursos, a CE 02 apresenta modos de condução, luzes LED e uma prática porta de carregamento USB para dispositivos eletrônicos. Além disso, a motocicleta tem chave presencial, tela TFT colorida de 3,5" para o painel de instrumentos, ABS e marcha ré para facilitar as manobras. a CE 02 usa rodas de 14" calçadas com pneus 120/80 e 150/70 na dianteira e na traseira, respectivamente. Enquanto isso, a suspensão consiste em garfos invertidos na frente e um monoamortecedor ajustável conectado a um braço oscilante de um lado na traseira.
Uma vez lançada, espera-se que a CE 02 tenha uma seleção de acessórios opcionais, como um assento mais confortável, conjuntos de bagagem e um para-brisa. Especificamente para o mercado indiano, o preço e a disponibilidade ainda não foram confirmados, embora se espere que ela seja feita em quantidades limitadas até 2024.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:30 Rimac diz que clientes ricos não querem mais superesportivos elétricos
- 11:00 Bentley prepara-se para acabar com motor V8 sem eletrificação
- 09:30 História automotiva: os brasileiros que ensinaram aos chineses como fabricar automóveis
- 08:02 Ford desiste de vender somente carros elétricos na Europa em 2030
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria |