De olho no segmento dos SUVs médios, a Renault apresenta o inédito Austral, um utilitário que aposenta o Kadjar na Europa, apostando em um design completamente novo e muito mais tecnologia do que seu antecessor. Terá a missão de enfrentar modelos como Hyundai Tucson, Peugeot 3008 e Jeep Compass, inclusive com uma versão híbrida como seus rivais.
Para começar, vamos falar de suas medidas. o Renault Astral tem 4,51 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,62 m de altura, com um entre-eixos medindo 2,67 m. Isto faz com que seja levemente mais longo e maior do que seu antecessor, embora seja um pouco mais estreito e com um entre-eixos alongado. A capacidade do porta-malas varia entre 500 litros e 575 litros, dependendo se está equipado com bancos traseiros fixos ou deslizantes. Se escolher a versão híbrida, a adição das baterias faz com que o espaço caia para 430 litros e 555 litros, respectivamente.
Galeria: Renault Austral 2023
A força virá do motor 1.2 turbo de três cilindros, equipado com um sistema híbrido-leve e que a Renault diz que será uma "alternativa genuína ao diesel". Sim, a fabricante francesa não oferecerá mais um motor diesel neste segmento. O sistema de 48V que utiliza um motor no lugar do alternador, ajuda o carro a contar com 130 cv, entregues para as rodas dianteiras por uma transmissão manual de 6 marchas.
Com esta tecnologia híbrida-leve, a marca diz que consegue atingir um rendimento de até 18,8 km/litro, emitindo 123 g/km de CO2. Sem este sistema, o carro seria 20% mais beberrão, de acordo com as estimativas da Renault.
![2022 Renault Austral](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![2022 Renault Austral](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Ainda terá o 1.3 turbo de quatro cilindros, também com a tecnologia híbrida-leve. É o motor desenvolvido em parceira com a Mercedes-Benz e que equipa Captur e Duster nacionais, mas com um sistema de 12V. Neste caso, pode utilizar um câmbio manual de 6 marchas ou um CVT. A variante manual tem 140 cv, enquanto a CVT eleva a potência para 160 cv, mantendo o torque de 27,5 kgfm. A opção mais potente faz 16,1 km/litro.
A opção mais cara será a E-Tech Hybrid, um híbrido feito com o motor 1.2 turbo. Sempre é ligado no modo elétrico e pode entregar uma potência entre 160 cv e 200 cv, dependendo da versão escolhida. Promete ser bem eficiente, com um rendimento de 21,7 km/litro e emite somente 105 g/km de CO2, o que faz com que a Renault diga que é um dos SUVs híbridos mais ecológicos do segmento.
![2023 Renault Austral](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![2022 Renault Austral](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
No resto da parte mecânica, as versões mais baratas usam suspensão de eixo de torção na traseira, enquanto as mais caras usam uma independente multi-link e ainda recebe um sistema de esterçamento das rotas traseiras chamado 4Control Advanced. O Austral virá recheado de tecnologia, incluindo um head-up display de 9,3 polegadas, uma central multimídia de 12 polegadas na vertical, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, faróis LED matrix, câmera de 360°, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e mais.
O Renault Austral ainda é o primeiro carro da marca a trazer a linha Esprit Alpine, feita pela nova divisão esportiva e que traz um visual mais agressivo. Utiliza rodas de 20 polegadas com acabamento escurecido e o logo da Alpine pela carroceria, enquanto as versões mais baratas usam rodas de 17 ou 19 polegadas. Recebe todo tipo de melhorias visuais, incluindo detalhes pretos e uma pintura exclusiva no tom cinza Satin Shale. Por dentro, o acabamento combina Alcantara, couro Nappa e tecido imitando fibra de carbono, com costuras azuis. Os pedais de alumínio e as soleiras das portas com o logo da Alpine fecham as mudanças.
Previsto para iniciar as vendas no último trimestre do ano, o Renault Austral será vendido na Europa. A fabricante ainda não dá sinais de que oferecerá o carro em outros mercados, mas isto pode mudar no futuro. Com a promessa da marca francesa de elevar o nível dos carros da empresa em todos os países onde opera, o Austral pode virar uma opção no futuro, posicionado acima do SUV-cupê Arkana (que virá ao Brasil importado do Coreia do Sul). Se vier, deve aparecer na versão híbrida, justificando o preço alto por vir importado.
Fonte: Renault